Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é identificar o papel moderador da reatância na satisfação com os tipos de conta e a sua influência na lealdade dos serviços bancários.
Relevância/originalidade
Preenche uma lacuna teórica existente sobre a avaliação da relação dos tipos de conta bancária (livre vs imposta) com a satisfação, moderada pela reatância, além da influência dos tipos de conta na satisfação, contexto que nenhum estudo abordou até o momento.
Metodologia/abordagem
Realizada por meio de um survey para uma amostra por conveniência, os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais, por meio do software SmartPLS, a amostra é de 267 respondentes e os resultados corroboram com a teoria apresentada.
Principais resultados
Os tipos de conta condicionam a satisfação do consumidor, nas contas abertas por livre escolha, pois os consumidores com maior reatância tendem a ser mais satisfeitos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Está embasada na moderação da reatância na satisfação dos consumidores bancários diante dos tipos de conta, além dos tipos de conta influenciar diretamente na satisfação dos consumidores bancários, contexto que nenhum estudo abordou até o momento.
Contribuições sociais/para a gestão
Criar um score para entender o perfil do consumidor se torna necessário para que os gestores bancários possam atuar com ofertas customizadas para cada perfil, além da importância de criar uma classificação para cada tipo de conta dentro do sistema bancário.