Resumo

Título do Artigo

A transição do consumidor brasileiro no cenário Covid-19: Offline to Online
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Regina da Silva de Camargo Barros
UNIFESP - Osasco

Reumo

Resumo
O comércio eletrônico que já estava se expandindo e alterando a forma como as pessoas se comportam e compram, no período de pandemia recebeu muitos investimentos por parte das empresas, que identificaram aquele que seria o melhor canal para manterem contato com seus clientes no período de isolamento. Diante desses cenários, torna-se importante investigar a transição do consumidor brasileiro no cenário covid-19: de offline para online. Através da metodologia de pesquisa da netnografia, foram analisadas amostras de comentários extraídos das páginas das empresas selecionadas no Facebook. Com isso, foi possível identificar as necessidades de as empresas realizarem investimentos na logística, na segurança cibernética e de atender a demanda pela expansão da tecnologia e inovação, principalmente na integração dos canais físicos e digitais, que se mostram uma preferência de muitos consumidores, que mesclam os dois mundos para chegar na melhor solução para cada situação.

Abstract

Abstract
E-commerce which was already expanding and changing the way people behave and buy, during the pandemic period received many investments from companies, which identified the best channel to keep in touch with their customers in the period of isolation. . Given these scenarios, it is important to investigate the transition of the Brazilian consumer in the covid-19 scenario: from offline to online. Through the research methodology of netnography, samples of comments extracted from the pages of the selected companies on Facebook were analyzed. With this, it was possible to identify the needs of companies to invest in logistics, cyber security and to meet the demand for the expansion of technology and innovation, especially in the integration of physical and digital channels, which are a preference of many consumers, who merge the two worlds to arrive at the best solution for each situation.