Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO CHAMADO SALON LINE: UM REPOSICIONAMENTO BEM-SUCEDIDO E OS PRÓXIMOS PASSOS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa / ESG

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - Rodrigo Guimarães Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Resumo
O Caso de Ensino contextualiza a jornada da Salon Line dentro do mercado mundial de beleza. Explora a estratégia da marca focada no digital para o seu reposicionamento. Em seguida, traz o panorama internacional e demanda sejam trabalhados os temas de sustentabilidade e Agenda ESG, incorporados pelos grandes players, impondo o desafio à Salon: aprender com o passado (reposicionamento) e avançar para implementar e comunicar a Agenda ESG definindo um planejamento estratégico focado na sustentabilidade. Estimular a reflexão dos estudantes quanto a possíveis soluções para que a Salon Line possa, aprendendo com seu reposicionamento bem-sucedido, implementar e comunicar a Agenda ESG, definindo um planejamento estratégico focado na sustentabilidade. Secundários: auxiliar os estudantes na elaboração do planejamento por meio das etapas diagnóstico, estratégia e plano de ação, contemplando quatro pilares do negócio, marketing, comercial, supply e produto; e fomentar a perspectiva crítica do aluno quanto ao impacto real da solução apresentada

Abstract

Abstract
The Teaching Case contextualizes Salon Line's journey within the global beauty market. Explores the brand's digitally focused strategy for its repositioning. Then, it brings the international scenario and demands to work on sustainability and ESG Agenda themes, incorporated by the big players, imposing the challenge to Salon: learn from the past (repositioning) and move forward to implement and communicate the ESG Agenda, defining a strategic planning focused on sustainability. Encourage students to think about possible solutions so that Salon Line can, learning from its successful repositioning, implement and communicate the ESG Agenda, defining a strategic plan focused on sustainability. Secondary: assist students in the preparation of planning through the diagnostic, strategy and action plan stages, covering four business pillars, marketing, commercial, supply and product; and foster the student's critical perspective regarding the real impact of the presented solution