Resumo

Título do Artigo

Uma Revisão de Escopo Sobre o Comportamento do Consumidor no Comércio Eletrônico Durante a Pandemia do Covid-19
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Monique Mothe Vescovi
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Reumo

Resumo
O impacto da pandemia do COVID-19 e o fechamento do comércio tradicional, causaram mudanças significativas no comportamento do consumidor no âmbito digital. Com uma revisão de escopo da literatura recente, este estudo objetiva analisar e entender como foi o comportamento do consumidor no comércio eletrônico, na pandemia, durante o período do distanciamento social e do fechamento do comércio não essencial no mundo. Observamos as mudanças no comportamento do consumidor e nos hábitos de compra, os consumidores passaram a comprar mais produtos com características utilitárias, houve um grande aumento no número de compras online e uma mudança na faixa etária dos novos clientes do comércio eletrônico, o número de clientes mais velhos aumentou em detrimento dos clientes mais jovens. Identificamos também o aumento do nível de aceitação do uso de tecnologia, como nos processos de entregas automatizadas e no uso de inteligência artificial e realidade virtual nos processos de compras online.

Abstract

Abstract
The impact of the COVID-19 pandemic and the closure of traditional commerce have caused significant changes in consumer behavior in the digital realm. With a scoping review of recent literature, this study aims to analyze and understand how was consumer behavior in e-commerce during the pandemic, during the period of social distancing and the closure of non-essential businesses around the world. We observed changes in consumer behavior and shopping habits, consumers began to buy more products with utilitarian characteristics, there was a large increase in the number of online purchases and a change in the age group of new e-commerce customers, the number of older customers has increased at the expense of younger ones. We also identified an increase in the level of acceptance of the use of technology, such as in automated delivery processes and in the use of artificial intelligence and virtual reality in online shopping.