Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA OS GERENTES DE PROJETOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AUTARQUIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E PESQUISA
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Rodrigo Olivetti
Fundação Vanzolini - Escola Politécnica da USP
2 - Aline Sacchi Homrich
USP - Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção - Escola Politécnica de São Paulo
3 - Marly Monteiro de Carvalho
USP - Universidade de São Paulo -

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar quais são as competências essenciais para os gerentes de projetos em órgãos públicos respondendo à questão de pesquisa: “Há um conjunto de competências específicas que são mais relevantes para os gerentes de projetos em órgãos públicos?”.
Relevância/originalidade
A discussão sobre as competências dos gerentes de projetos em órgãos públicos ainda é bastante carente de estudos.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso através da seleção de 5 projetos e seus líderes em uma única autarquia estadual de educação superior e pesquisa científica dividido em 2 etapas: obtenção de dados com entrevistas semi-estruturadas; análise dos resultados comparando-os a literatura.
Principais resultados
Há 5 competências de gerentes de projetos, em ordem decrescente de importância, que são mais preponderantes ou essenciais na condução de projetos em órgãos públicos: organização; planejamento; competência técnica; suporte gerencial; resolução de conflitos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Academicamente, contribui para ampliação da discussão acerca das competências necessárias aos servidores públicos responsáveis projetos em suas repartições.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribui com entidades públicas sugerindo competências que podem ser alvo de ações de treinamento e desenvolvimento interno com a finalidade de melhorar o desempenho dos servidores responsáveis por projetos aumentando as chances de sucesso de seus projetos.

Abstract

Study goals
Identify what are the essential competencies for project managers in public agencies by answering the research question: “Is there a set of specific competencies that are most relevant for project managers in public agencies?”.
Relevance / originality
The discussion about the competencies of project managers in public agencies is still quite lacking in studies.
Methodology / approach
Case study through the selection of 5 projects and their leaders in a single state autarchy of higher education and scientific research divided into 2 stages: obtaining data with semi-structured interviews; analysis of the results comparing them to the literature.
Main results
There are 5 competencies of project managers, in descending order of importance, that are most prevalent or essential in the conduct of projects in public agencies: organization; planning; technical competence; managerial support; conflict resolution.
Theoretical / methodological contributions
Academically, it contributes to broadening the discussion about the skills needed by public servants responsible for projects in their departments.
Social / management contributions
Contributes to public entities by suggesting skills that can be the target of training and internal development actions in order to improve the performance of civil servants responsible for projects, increasing the chances of success of their projects.