Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAL E CULTURAL NO SUCESSO DOS PROJETOS, UM ESTUDO QUANTITATIVO.
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Laurival Siqueira Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove Campus Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
investigar se existe influência das inteligências cultural e emocional no sucesso do projeto, percebendo que o sucesso não pode ser entendido de maneira restrita aos processos e sim dentro de um conceito estratégico mais amplo, compreendendo o contexto.
Relevância/originalidade
A pesquisa mostra que o sentimento de pertencimento dos membros da equipe tem forte relação com o sucesso dos projetos.
Metodologia/abordagem
A partir de uma abordagem quantitativa, aplicamos um questionário a 231 profissionais ativos em projetos de vários segmentos no Brasil, posteriormente uma análise fatorial e uma regressão linear foram utilizadas para o tratamento dos dados.
Principais resultados
A análise revelou que a satisfação do cliente é fator de percepção de sucesso, além do triangulo de ferro As hipóteses confirmaram que influências da inteligência emocional; autoconhecimento, autocontrole, associadas aos fatores inteligência cultural cognitiva e comportamental são positivos para o sucesso.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para a teoria nosso estudo confirma que fatores contextuais (satisfação do cliente) estão ligados a fatores processuais (triangulo de ferro) na obtenção do sucesso.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a prática propomos que as habilidades sociais do indivíduo; foco (inteligência emocional) e motivação/comportamento (inteligência cultural) ligadas ao sentimento de pertencimento são direcionadores para o sucesso.

Abstract

Study goals
to investigate whether there is an influence of cultural and emotional intelligence on the success of the project, realizing that success cannot be understood in a restricted way to the processes, but within a broader strategic concept, understanding the context.
Relevance / originality
Research shows that the sense of belonging of team members is strongly related to the success of projects.
Methodology / approach
From a quantitative approach, we applied a questionnaire to 231 professionals active in projects from various segments in Brazil, later a factor analysis and a linear regression were used to process the data
Main results
The analysis revealed that customer satisfaction is a factor of perceived success, in addition to the iron triangle. The hypotheses confirmed that influences of emotional intelligence; self-knowledge, self-control, associated with cognitive and behavioral cultural intelligence factors are positive for success.
Theoretical / methodological contributions
For the theory, our study confirms that contextual factors (customer satisfaction) are linked to process factors (iron triangle) in achieving success.
Social / management contributions
For practice we propose that the social skills of the individual; focus (emotional intelligence) and motivation/behavior (cultural intelligence) linked to the feeling of belonging are drivers for success.