Resumo

Título do Artigo

A INDÚSTRIA 4.0 E AS INOVAÇÕES EM SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO DE APLICAÇÃO DO STRATEGIC SOURCING
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Tema

Supply Chain Management e industria 4.0.

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Braulio Alaor da Silva Queiroz
Centro Universitário UNA - BH
3 - Marcelo Agenor Espíndola
SENAC - Divinópolis/MG

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever as oportunidades de automatização dos processos de suprimentos à luz da Indústria 4.0. Buscou-se identificar os motivos da implementação do modelo de Strategic Sourcing, avaliando a percepção dos colaboradores, e apresentar as oportunidades de automatização à luz da Indústria 4.0.
Relevância/originalidade
Ampliação da discussão de novos modelos de gestão da cadeia de suprimentos, suprindo lacunas científicas, sobretudo na aplicação do Strategic Sourcing, à luz das características da Indústria 4.0, sobretudo no contexto de uma organização multinacional de grande porte.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso de natureza pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Utilizou-se um roteiro semiestruturado na realização das entrevistas junto aos profissionais de compras do departamento de suprimentos da organização. Como técnica de análise aplicou-se a análise de conteúdo.
Principais resultados
A empresa definiu o modelo de gestão em função do seu crescimento e da necessidade de controle de indicadores gerenciais, permitindo, assim, identificar possíveis automatizações em processos e utilizando, sobretudo, os princípios da indústria 4.0 para as atividades do departamento de compras.
Contribuições teóricas/metodológicas
Validação de atributos associados ao modelo de Strategic Sourcing para a gestão de suprimentos, sustentado sob a ótica científica contemplada neste estudo, identificando sobretudo as oportunidades de automatização dos processos de suprimentos à luz da Indústria 4.0 no departamento de compras.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo permitiu à empresa ‘Ômega’ uma avaliação mais precisa sobre os impactos da adoção da Strategic Sourcing em seu modelo logístico integrado, demonstrando e reforçando a aplicabilidade do modelo no segmento ferroviário, otimizando os processos e como consequência melhorando as relações

Abstract

Study goals
Describe opportunities for automating supply processes in light of Industry 4.0. We sought to identify the reasons for implementing the Strategic Sourcing model, evaluating the perception of employees, and presenting automation opportunities in the light of Industry 4.0.
Relevance / originality
Expansion of the discussion of new models of supply chain management, filling scientific gaps, especially in the application of Strategic Sourcing, in light of the characteristics of Industry 4.0, especially in the context of a large multinational organization.
Methodology / approach
Case study of a descriptive research nature, with a qualitative approach and an exploratory-descriptive objective. A semi-structured script was used in the interviews with purchasing professionals from the organization's supply department. As an analysis technique, content analysis was applied.
Main results
The company defined the management model based on its growth and the need to control management indicators, thus allowing the identification of possible process automation and using, above all, the principles of industry 4.0 for the activities of the purchasing department.
Theoretical / methodological contributions
Validation of attributes associated with the Strategic Sourcing model for supply management, supported by the scientific perspective contemplated in this study, identifying above all opportunities for automating supply processes in the light of Industry 4.0 in the purchasing department.
Social / management contributions
The study allowed the company 'Ômega' a more accurate assessment of the impacts of adopting Strategic Sourcing in its integrated logistics model, demonstrating and reinforcing the applicability of the model in the railway segment, optimizing processes and, as a consequence, improving relationships.