Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA DINÂMICA DA PROPOSTA DE VALOR
Abrir Arquivo

Tema

Indústria 4.0 e Economia Circular.

Autores

Nome
1 - Alexsander Canaparro da Silva
-
2 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPGN

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é entender como a Transformação Digital influencia a dinâmica da Proposta de Valor nas organizações.
Relevância/originalidade
A relevância do estudo está em abordar a Transformação Digital não só sob o aspecto tecnológico, mas em sentido mais amplo, ou seja, como criar valor para o negócio. Desta forma, impactando na Proposta de Valor das organizações.
Metodologia/abordagem
A fim de responder à questão proposta no artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O método utilizado foram os passos propostos por Biolchini et al. (2007) que contempla o planejamento, execução e análise dos resultados.
Principais resultados
Foi possível concluir que a Transformação Digital exerce papel central na dinâmica da Proposta de Valor, na medida em que habilita as empresas a transformar seus modelos de negócio e, por consequência, possibilita que as empresas criem valor de diferentes formas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo pode contribuir na compreensão de como a Transformação Digital pode influenciar na dinâmica da Proposta de Valor das organizações. Pode contribuir para ampliação da discussão do tema PV, pois a maioria dos estudos estão relacionados aos elementos que a compõem.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo pode auxiliar os gestores que estão envolvidos com o processo de Transformação Digital no sentido de ampliar as perspectivas que devem ser consideradas - pois, não se trata somente tecnologia, mas do modelo de negócios como um todo.

Abstract

Study goals
The objective of the study is to understand how Digital Transformation influences the dynamics of the Value Proposition in organizations.
Relevance / originality
The relevance of the study lies in approaching Digital Transformation not only from the technological aspect but in a broader sense, that is, how to create value for the business. In this way, impacting the value proposition of organizations.
Methodology / approach
In order to answer the question proposed in the article, bibliographic research was carried out. The method used was the steps proposed by Biolchini et al. (2007) which include the planning, execution, and analysis of results.
Main results
It was possible to conclude that Digital Transformation plays a central role in the dynamics of the Value Proposition, as it enables companies to transform their business models and, consequently, enables companies to create value in different ways.
Theoretical / methodological contributions
This study can contribute to the understanding of how Digital Transformation can influence the dynamics of the Value Proposition of organizations It can contribute to broadening the discussion of the PV theme, as most studies are related to the elements that compose
Social / management contributions
This study can help managers who are involved with the Digital Transformation process in order to expand the perspectives that should be considered - because it is not just about technology, but the business model as a whole.