Resumo

Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NOS NEGÓCIOS CIRCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Marco Antonio Casadei Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Claudia Maria da Silva Bezerra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi identificar como são estruturadas as principais Barreiras e Motivadores que dificultam ou impulsionam as práticas da EC nos negócios empreendedores sustentáveis.
Relevância/originalidade
A Economia Circular (EC) busca implementar um processo produtivo que reaproveita recursos, produtos e menos consumo de energia em uma estrutura econômica, para melhorar a eficácia do uso de recursos e estabelecer mais harmonia e equilíbrio entre economia, meio ambiente e sociedade
Metodologia/abordagem
Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Web of Science (WoS) e Scopus. Foram recuperados 38 estudos e seu conteúdo foi analisado por meio do software Atlas.ti.
Principais resultados
Os resultados sugerem que as Barreiras internas ao contrário das Barreiras externas são muito pouco exploradas na pesquisa acadêmica e que os Drivers internos e externos, são cruciais para os empreendimentos sustentáveis e são beneficiados pelos formuladores de políticas e a regulamentação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Constatou-se que as Barreiras e Drivers, são importantes indicadores que mensuram o avanço dos negócios empreendedores para a transição rumo uma EC, e oferecem aos profissionais e pesquisadores insights para avançar rumo à transição para uma economia circularizada.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados sugerem que, para os negócios empreendedores sustentáveis terem sucesso, os stakeholders devem aprender a lidar melhor com os desafios de gerenciar as Barreiras internas dos negócios.

Abstract

Study goals
The objective of the study was to identify how the main Barriers and Motivators that hinder or drive CE practices in sustainable entrepreneurial businesses are structured.
Relevance / originality
The Circular Economy (EC) seeks to implement a production process that reuses resources, products and less energy consumption in an economic structure, to improve the efficiency of the use of resources and establish more harmony and balance between economy, environment and society.
Methodology / approach
This study carried out a systematic review of the literature in the Web of Science (WoS) and Scopus databases. Thirty-eight studies were retrieved and their content was analyzed using the Atlas.ti software.
Main results
The results suggest that internal barriers, as opposed to external barriers, are very little explored in academic research and that internal and external drivers are crucial for sustainable enterprises and are benefited by policymakers and regulation.
Theoretical / methodological contributions
It was found that Barriers and Drivers are important indicators that measure the progress of entrepreneurial businesses towards the transition to a CE, and offer professionals and researchers insights to advance towards this transition no.
Social / management contributions
The results suggest that, for sustainable entrepreneurial businesses to succeed, stakeholders must learn to better deal with the challenges of managing the internal barriers of the business.