Resumo

Título do Artigo

A Influência da experiência do cliente na sua retenção: um estudo na Faculdade COTEMIG – Belo Horizonte
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - DAYANE SOARES DE OLIVEIRA
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar de que forma a gestão estratégica da experiência do cliente influencia a retenção dos clientes da Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Relevância/originalidade
A aplicabilidade desta pesquisa mostra-se de suma relevância, na medida em que a utilização dos resultados pode auxiliar outras IES a criarem estratégias para a gestão da experiência do cliente com fator de retenção.
Metodologia/abordagem
Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como participantes da pesquisa de pesquisa clientes, professores e coordenador de curso da Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Principais resultados
A IES precisou se reinventar ao longo dos anos e que os esforços da gestão da Faculdade Cotemig focaram em melhorar o relacionamento com o aluno-cliente, utilizando métodos e técnicas orientadas para promover a retenção e mitigar a evasão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados da aplicação da escala podem contribuir de forma relevante para melhorias relativas a experiências proporcionadas pelos serviços ofertados na IES.
Contribuições sociais/para a gestão
Existe uma demanda significativa no mercado para o tema “Customer Experience Management” Os gestores que atuam no âmbito educacional precisam disseminar questões sobre a experiência do cliente, tanto interna quanto externamente, identificar os fatores de retenção a partir da experiência do cliente.

Abstract

Study goals
To analyze how the strategic management of the customer experience influences the retention of customers at Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Relevance / originality
The applicability of this research is extremely relevant, as the use of the results can help other HEIs to create strategies for the management of the customer experience with a retention factor.
Methodology / approach
Descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, having as research participants clients, professors and course coordinator at Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Main results
The IES had to reinvent itself over the years and that the efforts of the management of Faculdade Cotemig focused on improving the relationship with the student-client, using methods and techniques oriented to promote retention and mitigate dropout.
Theoretical / methodological contributions
The results of the application of the scale can significantly contribute to improvements related to the experiences provided by the services offered at the HEI.
Social / management contributions
There is a significant demand in the market for the topic “Customer Experience Management” Managers working in the educational field need to disseminate questions about customer experience, both internally and externally, identify retention factors based on customer experience.