Objetivo do estudo
Analisar de que forma a gestão estratégica da experiência do cliente influencia a retenção dos clientes da Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Relevância/originalidade
A aplicabilidade desta pesquisa mostra-se de suma relevância, na medida em que a utilização dos resultados pode auxiliar outras IES a criarem estratégias para a gestão da experiência do cliente com fator de retenção.
Metodologia/abordagem
Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como participantes da pesquisa de pesquisa clientes, professores e coordenador de curso da Faculdade Cotemig – Belo Horizonte.
Principais resultados
A IES precisou se reinventar ao longo dos anos e que os esforços da gestão da Faculdade Cotemig focaram em melhorar o relacionamento com o aluno-cliente, utilizando métodos e técnicas orientadas para promover a retenção e mitigar a evasão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados da aplicação da escala podem contribuir de forma relevante para melhorias relativas a experiências proporcionadas pelos serviços ofertados na IES.
Contribuições sociais/para a gestão
Existe uma demanda significativa no mercado para o tema “Customer Experience Management” Os gestores que atuam no âmbito educacional precisam disseminar questões sobre a experiência do cliente, tanto interna quanto externamente, identificar os fatores de retenção a partir da experiência do cliente.