Resumo

Título do Artigo

Conhecimentos docentes e desempenho dos alunos dos cursos de graduação em administração no Brasil
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - Fernanda Edileuza Riccomini de Souza
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - José Eduardo Storopoli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Cidades Inteligentes

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar quais são as relações entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo do docente (Modelo TPACK) e o desempenho dos alunos, assim como em qual medida elas acontecem no ensino superior.
Relevância/originalidade
A qualidade da educação pode ser melhorada ao se investir e fortalecer as competências dos docentes. Porém pesquisas sobre os conhecimentos docentes (Modelo TPACK) e sua relação com o desempenho dos alunos no ensino superior são escassas.
Metodologia/abordagem
Abordagem quantitativo com uso de um modelo de regressão Bayesiano para analisar dados secundários do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) dos cursos de graduação em administração de universidades brasileiras (24.418 alunos).
Principais resultados
Existe associação positiva dos conhecimentos tecnológicos dos docentes e dos conhecimentos de conteúdo dos docentes e o desempenho dos alunos, entretanto, a associação é negativa quando a relação é entre os conhecimentos pedagógicos dos docentes e o desempenho dos alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Levantar a discussão acerca da importância dos conhecimentos docentes na relação com o desempenho do aluno no ensino superior, a partir de um modelo que visa a integração bem-sucedida da tecnologia no ensino.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa oportuniza o desenvolvimento de ações governamentais e institucionais para a capacitação docente que visem melhorar a prática docente, o desempenho dos alunos e a qualidade percebida das Instituições de Ensino Superior.

Abstract

Study goals
Investigate what are the relationships between the technological, pedagogical and content knowledge of the teacher (TPACK Model) and student performance, as well as to what extent they occur in higher education.
Relevance / originality
The quality of education can be improved by investing and strengthening the skills of teachers. However, research on teacher knowledge (TPACK Model) and its relationship with student performance in higher education is scarce.
Methodology / approach
Quantitative approach using a Bayesian regression model to analyze secondary data from the National Student Performance Examination (ENADE) of business administration undergraduate degrees at Brazilian universities (24.418 students).
Main results
There is a positive association between professors' technological knowledge and professors' content knowledge and student performance, however, the association is negative when the relationship is between professors' pedagogical knowledge and student performance.
Theoretical / methodological contributions
Raise the discussion about the importance of teaching knowledge in relation to student performance in higher education, from a model that aims at the successful integration of technology in teaching.
Social / management contributions
This research provides opportunities for the development of governmental and institutional actions for teacher training aimed at improving teaching practice, student performance and the perceived quality of Higher Education Institutions.