Objetivo do estudo
Este artigo propõe a elaboração de um instrumento capaz de mensurar o grau de maturidade do processo de autoavaliação institucional de Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base critérios do COBIT, alinhado à ferramenta PDCA.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa se justifica diante da inexistência de instrumentos para se medir o grau de maturidade do processo de autoavaliação das instituições de ensino superior e da decorrente necessidade de definição de parâmetros para a elaboração de um instrumento de avaliação.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, a qual, com base em referenciais de apoio, consolidou um instrumento a partir de critérios contextuais específicos e, na sequência, legitimou-o junto a especialistas sobre o tema para verificar seu funcionamento e aderência.
Principais resultados
Estruturou-se um instrumento que avalia princípios e diretrizes da instituição, correlacionando-os a domínios, processos, atividades, tudo isso embasado por um conjunto de componentes institucionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O instrumento não só permite a aferição da maturidade como também é capaz de identificar e gerenciar os processos relacionados à autoavaliação institucional a partir de um conjunto de parâmetros previamente definidos.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuições, entende-se que tal instrumento pode ser aplicado em todas as IES, possibilitando mensurar o grau de maturidade de seus processos de autoavaliação para identificarem pontos de necessidade de aperfeiçoamento, contribuindo, assim, para o alcance de seus objetivos.