Objetivo do estudo
Identificar formas pelas quais a Prefeitura Municipal de Itaguara pode otimizar suas estratégias de comunicação, ampliando o acesso à informação para os cidadãos
Relevância/originalidade
Este relato técnico evidenciou a necessidade da prefeitura se adequar às necessidades informacionais dos cidadãos, expandindo e alterando o processo de divulgação, fazendo com que este atinja todos os munícipes, adotando novas tecnologias que levem ao aperfeiçoamento da equipe e da instituição.
Metodologia/abordagem
Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas quantitativa e qualitativa descritivas, tendo como método o estudo de caso.
Principais resultados
A satisfação dos cidadãos, quanto aos serviços informacionais, foi classificada como moderada a alta Contudo, as notas mais baixas apontaram a ineficiência na entrega de informações, uma carência de capacitação profissional e de assistência individual Foram indicadas como melhorias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Constatou-se que o processo de divulgação inicia com o repasse das informações pelo prefeito ou secretarias. Verificou-se que o conteúdo divulgado não atinge maioria dos cidadãos, principalmente os residentes nas zonas rurais ou em bairros afastados.
Contribuições sociais/para a gestão
Com intuito de resolver os reveses apresentados pelos membros do setor de comunicação e pelos cidadãos itaguarenses, a prefeitura deve intervir de forma extra e intraorganizacional Dentro da organização podem ser criados planos estratégicos de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.