Resumo

Título do Artigo

A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Itaguara.
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Jéferson Rezende de Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - BETIM
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar formas pelas quais a Prefeitura Municipal de Itaguara pode otimizar suas estratégias de comunicação, ampliando o acesso à informação para os cidadãos
Relevância/originalidade
Este relato técnico evidenciou a necessidade da prefeitura se adequar às necessidades informacionais dos cidadãos, expandindo e alterando o processo de divulgação, fazendo com que este atinja todos os munícipes, adotando novas tecnologias que levem ao aperfeiçoamento da equipe e da instituição.
Metodologia/abordagem
Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas quantitativa e qualitativa descritivas, tendo como método o estudo de caso.
Principais resultados
A satisfação dos cidadãos, quanto aos serviços informacionais, foi classificada como moderada a alta Contudo, as notas mais baixas apontaram a ineficiência na entrega de informações, uma carência de capacitação profissional e de assistência individual Foram indicadas como melhorias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Constatou-se que o processo de divulgação inicia com o repasse das informações pelo prefeito ou secretarias. Verificou-se que o conteúdo divulgado não atinge maioria dos cidadãos, principalmente os residentes nas zonas rurais ou em bairros afastados.
Contribuições sociais/para a gestão
Com intuito de resolver os reveses apresentados pelos membros do setor de comunicação e pelos cidadãos itaguarenses, a prefeitura deve intervir de forma extra e intraorganizacional Dentro da organização podem ser criados planos estratégicos de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

Abstract

Study goals
Identify ways in which the Municipality of Itaguara can optimize its communication strategies, expanding access to information for citizens
Relevance / originality
This article highlighted the need for the city hall to adapt to the informational needs of citizens, expanding and changing the dissemination process, making it reach all citizens, adopting new technologies that lead to the improvement of the team and the institution.
Methodology / approach
As methodological procedures, descriptive quantitative and qualitative research were carried out, using the case study method.
Main results
Citizens' satisfaction with information services was classified as moderate to high. However, the lowest scores indicated inefficiency in the delivery of information, a lack of professional training and individual assistance were indicated as improvements.
Theoretical / methodological contributions
It was found that the disclosure process begins with the transfer of information by the mayor or secretariats It was found that the content released does not reach the majority of citizens, especially those residing in rural areas or in remote
Social / management contributions
In order to resolve the setbacks presented by the members of the communication sector and by the citizens of Itaguar, the city hall must intervene in an extra and intra-organizational way Within the organization, strategic plans for training and improving personnel can