Resumo

Título do Artigo

As Percepções dos Discentes do Curso de Administração da UPE-Caruaru Sobre a Transição do Ensino Presencial para o Ensino Remoto na Pandemia
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Rayane Santana da Silva
UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Caruaru
2 - Rômulo César Dias de Andrade
UPE - Universidade de Pernambuco - Caruaru

Reumo

Objetivo do estudo
Objetivo do trabalho consiste em analisar as percepções dos discentes da UPE-Caruaru sobre o seu aprendizado em relação a transição das aulas presenciais, realizando uma análise comparativa dos impactos no Curso de Administração da UPE Caruaru com o cenário do Brasil.
Relevância/originalidade
Diante do cenário de pandemia, o trabalho apresenta um tema atual, observando as perspectivas dos alunos do curso de administração de uma universidade pública de um campus do interior de Pernambuco em relação ao ensino remoto.
Metodologia/abordagem
O presente trabalho apresenta uma abordagem Quali-Quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e benchmarking competitivo, possibilitando através de questionário realizar uma análise comparativa entre a UPE Caruaru com o cenário nacional.
Principais resultados
Foi possível identificar que no cenário nacional 45,9% dos alunos tiveram algum impacto negativo, enquanto na UPE Caruaru 25,8%. Em relação a mais tempo disponível para estudar: 16,9% nacional, já a UPE Caruaru 41,9% relataram ter mais tempo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho contribui diretamente para um diagnostico local da situação de diversos alunos de um campus universitário do interior do estado de PE, não podendo generalizar, mas tendo fortes indícios que esse cenário se repete em outras cidades e regiões.
Contribuições sociais/para a gestão
Por se tratar de um campus no interior do estado de PE, a realidade dos alunos e condições são diferentes do cenário nacional, o resultado do trabalho possibilita a gestão do campus atuar de forma estratégica para melhorar a qualidade de ensino.

Abstract

Study goals
The objective of the work is to analyze the perceptions of UPE-Caruaru students about their learning in relation to the transition from face-to-face classes, performing a comparative analysis of the impacts on the UPE Caruaru Administration Course with the Brazilian scenario.
Relevance / originality
In view of the pandemic scenario, the work presents a current theme, observing the perspectives of students from the administration course of a public university on a campus in the interior of Pernambuco in relation to remote teaching.
Methodology / approach
The present work presents a Quali-Quantitative approach, using bibliographic research and competitive benchmarking, making it possible through a questionnaire to carry out a comparative analysis between the UPE Caruaru and the national scenario.
Main results
It was possible to identify that in the national scenario 45.9% of the students had some negative impact, while in the UPE Caruaru 25.8%. Regarding more time available to study: 16.9% nationally, while at UPE Caruaru 41.9% reported having more time.
Theoretical / methodological contributions
The work directly contributes to a local diagnosis of the situation of several students from a university campus in the interior of the state of PE, not being able to generalize, but having strong indications that this scenario is repeated in other.
Social / management contributions
As it is a campus in the interior of the state of PE, the reality of the students and conditions are different from the national scenario, the result of the work allows the management of the campus to act in a strategic.