Objetivo do estudo
Objetivo do trabalho consiste em analisar as percepções dos discentes da UPE-Caruaru sobre o seu aprendizado em relação a transição das aulas presenciais, realizando uma análise comparativa dos impactos no Curso de Administração da UPE Caruaru com o cenário do Brasil.
Relevância/originalidade
Diante do cenário de pandemia, o trabalho apresenta um tema atual, observando as perspectivas dos alunos do curso de administração de uma universidade pública de um campus do interior de Pernambuco em relação ao ensino remoto.
Metodologia/abordagem
O presente trabalho apresenta uma abordagem Quali-Quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e benchmarking competitivo, possibilitando através de questionário realizar uma análise comparativa entre a UPE Caruaru com o cenário nacional.
Principais resultados
Foi possível identificar que no cenário nacional 45,9% dos alunos tiveram algum impacto negativo, enquanto na UPE Caruaru 25,8%. Em relação a mais tempo disponível para estudar: 16,9% nacional, já a UPE Caruaru 41,9% relataram ter mais tempo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho contribui diretamente para um diagnostico local da situação de diversos alunos de um campus universitário do interior do estado de PE, não podendo generalizar, mas tendo fortes indícios que esse cenário se repete em outras cidades e regiões.
Contribuições sociais/para a gestão
Por se tratar de um campus no interior do estado de PE, a realidade dos alunos e condições são diferentes do cenário nacional, o resultado do trabalho possibilita a gestão do campus atuar de forma estratégica para melhorar a qualidade de ensino.