Resumo

Título do Artigo

Gestão da Permanência como estratégia das IES brasileiras para enfrentar a evasão de alunos e os impactos financeiros causados pela pandemia da COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Juliane Maira Bento
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Roberta Muriel Cardoso
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
4 - Celson Pantoja Lima
Universidade federal do Oeste do Pará - Campus

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as estratégias de Gestão da Permanência adotadas pelas IES brasileiras para enfrentar os desafios da evasão de alunos e impactos financeiros causados pela pandemia da Covid-19.
Relevância/originalidade
A Gestão da Permanência é um tema recente e esta pesquisa foi realizado com 20 IES privadas de todas as regiões permitindo obter uma visão geral sobre as estratégias aplicadas para enfrentar os impactos da evasão de alunos durante a crise.
Metodologia/abordagem
Estudo descritivo, abordagem qualitativa fenomenológica, realizado por meio de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados utilizando questionário eletrônico e tratados empregando técnicas analíticas, análise de conteúdo e de exposição de dados.
Principais resultados
A pesquisa identificou que as principais estratégias de Gestão da Permanência adotadas pelas IES para enfrentar os desafios da evasão de alunos e impactos financeiros durante a pandemia da Covid-19 foram: aplicação de descontos especiais e o atendimento pedagógico individualizado aos alunos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados obtidos a partir do estudo de caso contribuíram para comprovar a importância da implementação da Gestão da Permanência como estratégia de controle dos impactos da evasão de alunos nas IES em períodos de crise.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo mostrou que ainda existem gestores que não possuem conhecimento sobre modelos/estratégias de Gestão da Permanência e contribuiu para disseminar a importância da implementação desses programas a fim de auxiliar na sustentabilidade da IES.

Abstract

Study goals
To analyze the Permanence Management strategies adopted by Brazilian HEIs to face the challenges of student dropout and financial impacts caused by the Covid-19 pandemic.
Relevance / originality
Permanence Management is a recent topic and this research was carried out with 20 private HEIs from all regions, allowing an overview of the strategies applied to face the impacts of student dropout during the crisis
Methodology / approach
Descriptive study, qualitative phenomenological approach, carried out through a multiple case study. Data were collected using an electronic questionnaire and treated using analytical techniques, content analysis and data exposure
Main results
The research identified that the main Permanence Management strategies adopted by HEIs to face the challenges of student dropout and financial impacts during the Covid-19 pandemic were: application of special discounts and individualized pedagogical service to students.
Theoretical / methodological contributions
The results obtained from the case study contributed to prove the importance of implementing Permanence Management as a strategy to control the impacts of student dropout at HEIs in periods of crisis.
Social / management contributions
The study showed that there are still managers who do not have knowledge about models/strategies of Permanence Management and contributed to disseminating the importance of implementing these programs in order to assist in the sustainability of the HEI.