Objetivo do estudo
Desenvolver um framework contendo os principais processos de aprendizagem nas etapas centrais da capacidade absortiva
Relevância/originalidade
Não obstante a literatura aponta o relevante papel que a capacidade de absorção do conhecimento desempenha na gestão de projetos, há uma escassez de estudos que apontem os processos de aprendizagem envolvidas na absorção do conhecimento.
Metodologia/abordagem
Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso múltiplo, incorporando duas organizações baseadas em projetos do segmento de informática
Principais resultados
As Organizações Baseadas em Projetos estudadas apresentam práticas relacionadas aos quatro processos de aprendizagem da capacidade absortiva: exploratória, assimilativa, transformadora e explotadora. Apresentando que há uma prevalência da aplicação da aprendizagem exploratória, causando um desequilíbrio no processo de capacidade absortiva.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados contribuem com a literatura de capacidade absortiva, apresentando práticas relacionadas a cada um dos seus processos de aprendizagem, assim como com a literatura de gerenciamento de projetos, destacando como os processos de aprendizagem presentes na capacidade absortiva ocorrem em organizações
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresentou um framework orientativo para organizações baseadas em projetos, o qual gestores desse modelo de organização podem beneficiar-se estruturando os processos de aprendizagem para aprimorar a absorção de conhecimentos externos