Resumo

Título do Artigo

Os processos de aprendizagem na capacidade absortiva de Organizações Baseadas em Projetos. Um framework orientativo.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver um framework contendo os principais processos de aprendizagem nas etapas centrais da capacidade absortiva
Relevância/originalidade
Não obstante a literatura aponta o relevante papel que a capacidade de absorção do conhecimento desempenha na gestão de projetos, há uma escassez de estudos que apontem os processos de aprendizagem envolvidas na absorção do conhecimento.
Metodologia/abordagem
Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da estratégia de estudo de caso múltiplo, incorporando duas organizações baseadas em projetos do segmento de informática
Principais resultados
As Organizações Baseadas em Projetos estudadas apresentam práticas relacionadas aos quatro processos de aprendizagem da capacidade absortiva: exploratória, assimilativa, transformadora e explotadora. Apresentando que há uma prevalência da aplicação da aprendizagem exploratória, causando um desequilíbrio no processo de capacidade absortiva.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os achados contribuem com a literatura de capacidade absortiva, apresentando práticas relacionadas a cada um dos seus processos de aprendizagem, assim como com a literatura de gerenciamento de projetos, destacando como os processos de aprendizagem presentes na capacidade absortiva ocorrem em organizações
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresentou um framework orientativo para organizações baseadas em projetos, o qual gestores desse modelo de organização podem beneficiar-se estruturando os processos de aprendizagem para aprimorar a absorção de conhecimentos externos

Abstract

Study goals
To develop a framework containing the main learning processes in the central stages of absorptive capacity
Relevance / originality
Although the literature points out the relevant role that the capacity of knowledge absorption plays in project management, there is a scarcity of studies that point out the learning processes involved in the absorption of knowledge.
Methodology / approach
To meet the proposed objective, qualitative research was carried out, using the strategy of multiple case study, incorporating two organizations based on projects.
Main results
The results showed that the Project-Based Organizations studied present practices related to the four processes of learning absorptive capacity: exploratory, assimilative, transformative, and exploitation Presenting that there is a prevalence of the application of exploratory learning, causing an imbalance in the process.
Theoretical / methodological contributions
The findings contribute to the literature of absorptive capacity, presenting practices related to each of its learning processes, as well as to the project management literature, highlighting how the processes of learning of absorptive capacity occur in project-based organizations.
Social / management contributions
The study presented a guiding framework for project-based organizations, which managers of this organizational model can benefit from structuring learning processes to improve the absorption of external knowledge.