Resumo

Título do Artigo

A Aprendizagem Organizacional na Gestão de Projetos
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Rayssa Souza Figueiredo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Francisco Carlos Cobaito
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - VERGUEIRO
4 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Mapear os estudos sobre a aprendizagem organizacional na área de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
É importante a compreensão de que a aprendizagem organizacional é essencial para o setor de projetos como fator chave estratégico.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa utilizou a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) como método com o intuito de compreender a concordância das temáticas da Aprendizagem organizacional e a Gestão de Projetos.
Principais resultados
Após análises os resultados culminaram na categorização dos temas dos artigos de acordo com a classificação em quatro categorias: (a) Gestão de Riscos; (b) Gestão de Mudança em Projetos; (c) Gestão do Conhecimento; (d) Incentivo à Criatividade.
Contribuições teóricas/metodológicas
A importância de acesso a uma base que informe os trabalhos realizados, periódicos, autores e categorias de subtemas seja uma ferramenta de apoio para os pesquisadores e profissionais como forma de gerir da melhor maneira o conhecimento tácito para o explícito.
Contribuições sociais/para a gestão
Com isso, foi possível visualizar ainda que, de acordo com os resultados da pesquisa, alguns fatores contribuem para prática com o sucesso e/ou fracasso do projeto sob o olhar dos aspectos de gerenciamento do conhecimento organizacional.

Abstract

Study goals
To map studies on organizational learning in the area of project management.
Relevance / originality
It is important to understand that organizational learning is essential for the project sector as a key strategic factor.
Methodology / approach
This research used the Systematic Literature Review (RSL) as a method in order to understand the agreement of the themes of Organizational Learning and Project Management.
Main results
After analysis, the results culminated in the categorization of the topics of the articles according to the classification into four categories: (a) Risk Management; (b) Project Change Management; (c) Knowledge Management; (d) Encouraging Creativity.
Theoretical / methodological contributions
The importance of access to a database that informs the work carried out, journals, authors and sub-theme categories is a support tool for researchers and professionals as a way to better manage tacit knowledge for the explicit.
Social / management contributions
With this, it was also possible to visualize that, according to the research results, some factors contribute to the practice with the success and/or failure of the project from the perspective of aspects of organizational knowledge management.