Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Patricia Urruselqui Tàrcia
PECEGE- ESALQ/USP - Piracicaba
2 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Objetivo do estudo
A comunicação é importante para integrar membros da equipe e garantir que o resultado entregue seja aquele especificado de acordo com o desejo do cliente Nesse sentido, o objetivo foi mapear as práticas da gestão das comunicações em projetos, nas publicações brasileiras.
Relevância/originalidade
A gestão das comunicações é uma das áreas de conhecimento do PMBOK, o guia do PMI para gestão de projetos Uma comunicação bem planejada ajuda nas diversas etapas do projeto favorecendo o alinhamento, a integração e contribuindo para o sucesso da entrega.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma revisão sistemática de estudos publicados nas bases da CAPES, SPELL e banco de teses USP. Foram pesquisas as palavras “projeto” ou “projetos” e “comunicação” no título, resumo ou palavra-chave para mapear artigos de interesse publicados entre 2010 e 2022.
Principais resultados
Foram destacadas as habilidades e a visão dos gestores de projetos sobre o tema e fatores que favorecem e prejudicam a comunicação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi mapeado um conjunto de informações relativas à tarefa da gestão das comunicações sob a ótica da prática e da funcionalidade que visa auxiliar as organizações na condução dos projetos. Baseando-se nos resultados observados, foi proposto um modelo de plano de comunicação.
Contribuições sociais/para a gestão
O plano de comunicação proposto foi baseado em observações práticas e funcionais contidas nos artigos selecionados e, por isso, contribui diretamente para a gestão de projetos nas empresas.

Abstract

Study goals
Communication is important to integrate team members and ensure that the result delivered is the one specified according to the client's wishes. In this sense, the objective was to map the practices of communication management in projects, in Brazilian publications.
Relevance / originality
Communications management is one of the knowledge areas of PMBOK, PMI's guide to project management. A well-planned communication helps in the different stages of the project, favoring alignment, integration and contributing to the success of the delivery.
Methodology / approach
A systematic review of studies published in the CAPES, SPELL and USP theses databases was carried out. The words “project” or “projects” and “communication” in the title, abstract or keyword were searched to map articles of interest published between 2010 and 2022.
Main results
The skills and vision of project managers on the subject and factors that favor and hinder communication were highlighted.
Theoretical / methodological contributions
A set of information related to the task of managing communications was mapped from the perspective of practice and functionality that aims to assist organizations in carrying out projects. Based on the observed results, a communication plan model was proposed.
Social / management contributions
The proposed communication plan was based on practical and functional observations contained in the selected articles and, therefore, directly contributes to the management of projects in companies.