Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS COM BASE NA ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Adriana Aparecida Honório do Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Resumo
A pesquisa tem por objetivo analisar a cultura organizacional em uma Instituição de longa permanência para idosos e como as relações podem influenciar na qualidade do atendimento. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, com nível exploratório e descritivo, tendo como instrumentos um questionário estruturado aplicado em 81 colaboradores da Instituição, um formulário estruturado aplicado em 06 idosos residentes no serviço e uma entrevista semiestruturada com o Gestor. Os resultados revelam que os idosos residentes avaliam os serviços institucionais como bom, enfatizando o ambiente cooperativo e colaborativo, no entanto, ressaltam a importância de novos encaminhamentos e melhorias para dimensão Recursos Humanos, principalmente para o desenvolvimento profissional contínuo e a capacitação dos colaboradores, o que implica novas respostas de cuidados mais adequados e inovadores. Como contribuição, a partir dos achados poderá ser construído um framework com melhores prática de gestão e cuidados com o atendimento.

Abstract

Abstract
The research aims to analyze the organizational culture in a long-stay institution for the elderly and how relationships can influence the quality of care. This is a case study research, with a qualitative and quantitative approach, with an exploratory and descriptive level, having as instruments a structured questionnaire applied to 81 employees of the Institution, a structured form applied to 06 elderly residents in the service and a semi-structured interview with the Manager. The results reveal that the elderly residents evaluate the institutional services as good, emphasizing the cooperative and collaborative environment, however, they emphasize the importance of new referrals and improvements to the Human Resources dimension, mainly for the continuous professional development and training of employees, the which implies new, more adequate and innovative care responses. As a contribution, from the findings, a framework with better management practices and care with care can be built.