Resumo

Título do Artigo

USO DA CIÊNCIA DE DADOS NO COMBATE À “SÍNDROME DO BALDE FURADO” NAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - WELLINGTON SOUSA AGUIAR
Centro Universitário Estácio do Ceará - MOREIRA CAMPOS
2 - JOSÉ MÁRIO BEZERRIL FONTENELLE
-
3 - JOSÉ EGNALDO DA SILVA CARVALHO
-
4 - JOSÉ VALCLEMIR RODRIGUES DA SILVA
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo principal do estudo é propor um modelo padronizado para gerar conhecimentos estratégicos usando Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) no combate e redução dos impactos da “Síndrome do balde furado”, que afligem as organizações minando as suas estratégias.
Relevância/originalidade
As empresas buscam atrair e fidelizar os melhores clientes do mercado. Para tratar esses grandes desafios as organizações desenvolvem ações comerciais e de marketing, mas ainda não utilizam todas as possibilidades e ferramentas da Ciência de dados e IA disponíveis.
Metodologia/abordagem
O estudo proposto utiliza a metodologia qualitativa e exploratória através da descrição do modelo proposto Foi utilizada ainda a pesquisa bibliográfica em artigos, teses e dissertações para dar sustentação ao estudo O modelo proposto é o resultado de vários anos de pesquisas.
Principais resultados
O estudo aplicado em grandes organizações, que possuem bases de dados de qualidade, já nos mostrou que pode apoiar as estratégias organizacionais com a geração de conhecimentos estratégicos até então não observados ou desconhecidos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O Inteligência Artificial e a Estatística permitem o desenvolvimento de modelos de dados capazes de fazer emergir conhecimentos até então não percebidos pelas organizações, capazes de apoiar na tomada de decisão e no desenho de estratégias vencedores.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresenta um modelo para apoiar na tomada de decisão e na formulação de estratégias para a conquista e retenção de clientes nas organizações de todos os tamanhos e mercados.

Abstract

Study goals
The main objective of the study is to propose a standardized model to generate strategic knowledge using Data Science and Artificial Intelligence (AI) to combat and reduce the impacts of the "Leaky Bucket Syndrome", which afflict organizations by undermining their strategies.
Relevance / originality
Companies seek to attract and retain the best customers in the market To address these great challenges, organizations develop commercial and marketing actions, but still do not use all the possibilities and tools of Data Science and AI.
Methodology / approach
The proposed study uses a qualitative and exploratory methodology through the description of the proposed model Bibliographic research was also used in articles, theses and dissertations to support the study The proposed model is the result of several years of research.
Main results
The study applied in large organizations, which have quality databases, has already shown us that it can support organizational strategies with the generation of strategic knowledge hitherto unobserved or unknown.
Theoretical / methodological contributions
Artificial Intelligence and Statistics allow the development of data models capable of bringing out knowledge hitherto not perceived by organizations, capable of supporting decision-making and the design of winning strategies.
Social / management contributions
The study presents a model to support decision-making and the formulation of strategies for winning and retaining customers in organizations of all sizes and markets.