Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DOS MODELOS DE NEGÓCIO: EVOLUÇÕES A PARTIR DO MODELO TAM (TECHNOLOGY ACCEPETENCE MODEL)
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Heron Sergio Moreira Begnis
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul
2 - Flávio Régio Brambilla
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração
3 - Pietro Cunha Dolci
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo se justifica, tendo como proposta expor a evolução (conceitual e gerencial) sobre o entendimento do processo de transformação digital e dos modelos de negócios com base no Modelo TAM e sua evolução.
Relevância/originalidade
Neste estudo são destacados caminhos e implicações que podem auxiliar as organizações na revisão dos seus processos gerenciais, em um ambiente caracterizado pelas rápidas e profundas inovações no campo das tecnologias da comunicação e informação.
Metodologia/abordagem
Este artigo foi desenvolvido no formato de um ensaio teórico. Para essa finalidade, foi realizada a análise do Modelo TAM, bem como a sua evolução, tendo como preceitos orientadores a transformação digital e o ambiente de negócios.
Principais resultados
Com este artigo conceitual foi possível evidenciar a transformação digital dos negócios com base na evolução do Modelo TAM. Identificou-se que os modelos derivados do TAM convergem em apontar os fatores externos, organizacionais e comportamentais no direcionamento da transformação digital.
Contribuições teóricas/metodológicas
A tecnologia, assim como os preceitos da transformação digital atuam como meios para a definição mais adequada para os modelos de negócios inovadores, os quais devem primordialmente estarem direcionados e centrados na geração de valor para os clientes.
Contribuições sociais/para a gestão
É verificado neste estudo a relevância do foco nos clientes. É fundamental identificar e atender as suas exigências e, em especial, as expectativas advindas da percepção e dos desejos destes clientes para a adequada definição digital e do modelo de negócio.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is justified, with the proposal to expose the evolution (conceptual and managerial) on the understanding of the digital transformation process and business models based on the TAM Model and its evolution.
Relevance / originality
This study highlights paths and implications that can help organizations review their management processes, in an environment characterized by rapid and profound innovations in the field of communication and information technologies.
Methodology / approach
This article was developed in the format of a theoretical essay. For this purpose, the analysis of the TAM Model was carried out, as well as its evolution, having as guiding principles the digital transformation and the business environment.
Main results
This conceptual paper made possible to highlight businesses digital transformation based on the evolution of TAM Model. It was identified that models derived from TAM converge in pointing out external, organizational and behavioral factors in the direction of digital transformation.
Theoretical / methodological contributions
Technology, as well as the precepts of digital transformation, act as means for the most adequate definition for innovative business models, which must primarily be directed and centered on generating value for customers.
Social / management contributions
The relevance of focusing on customers is verified in this study. It is essential to identify and meet requirements and, in particular, the expectations arising from the perception and desires of customers for the proper digital definition and business model.