Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO E MELHORIAS NO DOCUMENTO FICHA TÉCNICA DA PREFEITURA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Mauro Ramon
Centro Universitário Estácio de São Paulo - Santo Amaro
2 - HELBER HOLLAND
Centro Universitário Estácio de São Paulo - Santo Amaro

Reumo

Objetivo do estudo
O sistema público de gestão de informações e documentos tende a ser burocrático e moroso. Este trabalho apresenta os procedimentos do fluxo de trabalho na emissão da Ficha Técnica (FT) de modo a fornecer atendimento otimizado ao público.
Relevância/originalidade
Este é um dos únicos trabalhos na literatura que visa a demonstrar os procedimentos internos de uma Secretaria pública na emissão de um documento obrigatório, FT, para prospecção de imóveis e execução de obras. Além disso, indicar melhorias ao entendimento público.
Metodologia/abordagem
Foram verificados todos os procedimentos da solicitação da FT, bem como levantar os dados públicos também sobre processos de SMUL por meio da legislação vigente.
Principais resultados
O principal motivo para indeferimento de pedidos d FT é relacionado com divergências de informações. Isso mostra a necessidade de discutir o assunto para que o cidadão e empresas evitem gastos desnecessários e atrasos em obras.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com os apontamentos e sugestões apresentados neste trabalho é notável a necessidade de um manual ou publicação que mostre para o que ela serve, em linguagem acessível, bem como o passo a passo de solicitá-la.
Contribuições sociais/para a gestão
Estre trabalho mostrou-se de grande relevância para a disponibilização de conhecimento, sobretudo para o cidadão comum e engenheiros recém-formados, pois é um assunto pouco discutido durante o período de formação acadêmica.

Abstract

Study goals
The public information and document management system tends to be bureaucratic and time-consuming. This work presents the workflow procedures in issuing the Technical Data Sheet in order to provide an optimized service to the public.
Relevance / originality
This is one of the only works in the literature that aims to demonstrate the internal procedures of a Public Secretariat in issuing a mandatory document, FT, for prospecting properties and carrying out works. Also, indicate improvements to public understanding.
Methodology / approach
All FT request procedures were verified, as well as collecting public data on SMUL processes through current legislation.
Main results
The main reason for rejecting FT requests is related to discrepancies in information. This shows the need to discuss the matter so that citizens and companies can avoid unnecessary expenses and delays in works.
Theoretical / methodological contributions
With the notes and suggestions presented in this work, it is remarkable the need for a manual or publication that shows what it is for, in accessible language, as well as the step by step of requesting it.
Social / management contributions
This work proved to be of great relevance for the availability of knowledge, especially for the common citizen and newly graduated engineers, as it is a subject little discussed during the academic training period.