Resumo

Título do Artigo

A GEOMETRIA DA VIA AVENIDA CORONEL TEIXEIRA EM FUNÇÃO À GESTÃO DE TRÁFEGO E A SUA INFRAESTRUTURA
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Débora Camilly Silva de Araújo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Manaus - Centro
2 - Jussara Socorro Cury Maciel
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -

Reumo

Objetivo do estudo
Considerando a caracterização viária e as inconsistências de aspectos na infraestrutura e na gestão de tráfego, este trabalho tem objetivo de mostrar o impacto que a geometria da via têm na gestão de tráfego, nos acidentes e no deslocamento na via.
Relevância/originalidade
A geometria da via é caracterizada por traçado propriamente dito. O sistema viário possui estrutura e operação complexas. O estudo da Avenida Coronel Teixeira busca ressaltar o diagnóstico do percurso desse caminho solicitado para averiguação estrutural.
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa a ser utilizado tem como referência pesquisa qualitativa, a pesquisa teve levantamento de campo: levantamento de informações e definição de amostra e estudo de caso: acesso a informações do órgão público responsável pelo número de acidentes registrados.
Principais resultados
Em virtude das preposições obtidas, procedeu-se que o estudo de caso conclui-se que a geometria precisa ter mais elaboração, as faixas da via são mal divididas, há muitas curvas, raio mínimo para circulação de 3 faixas, o traçado poderia ser mais elaborado.
Contribuições teóricas/metodológicas
Identificar confluências na pavimentação da via, tamanho da via, tamanho das faixas, sinalização e acidentes. Aplicar questionário de avaliação da rua e analisar in loco a parte estrutural. Verificar os dados computados do material solicitado por Órgão responsável.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo conteve as repostas de 30 pessoas, com faixa etária de 19 a 43 anos, pessoas que moram há muito tempo em Manaus, que frequentam a Avenida Coronel Teixeira, possuem em média 9 anos de carteira de habilitação.

Abstract

Study goals
Considering the road characterization and the inconsistencies of aspects in the infrastructure and in the traffic management, this work aims to show the impact that the geometry of the road has on traffic management, accidents and displacement on the road.
Relevance / originality
The geometry of the track is characterized by the layout itself. The road system has a complex structure and operation. The study of Avenida Coronel Teixeira seeks to highlight the diagnosis of the route of this path requested for structural investigation.
Methodology / approach
The research method to be used has qualitative research as a reference, the research had a field survey: information gathering and sample definition and case study: access to information from the public agency responsible for the number of accidents recorded.
Main results
Due to the prepositions obtained, the case study concluded that the geometry needs more elaboration, the lanes of the road are poorly divided, there are many curves, minimum radius for circulation of 3 lanes, the layout could be more elaborate.
Theoretical / methodological contributions
Identify confluences in road paving, road size, lane size, signaling and accidents. Apply a street assessment questionnaire and analyze the structural part in loco. Check the computed data of the material requested by the responsible Agency.
Social / management contributions
The study contained the responses of 30 people, aged between 19 and 43 years, people who have lived for a long time in Manaus, who frequent Avenida Coronel Teixeira, have an average of 9 years of driver's license.