Objetivo do estudo
Considerando a caracterização viária e as inconsistências de aspectos na infraestrutura e na gestão de tráfego, este trabalho tem objetivo de mostrar o impacto que a geometria da via têm na gestão de tráfego, nos acidentes e no deslocamento na via.
Relevância/originalidade
A geometria da via é caracterizada por traçado propriamente dito. O sistema viário possui estrutura e operação complexas. O estudo da Avenida Coronel Teixeira busca ressaltar o diagnóstico do percurso desse caminho solicitado para averiguação estrutural.
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa a ser utilizado tem como referência pesquisa qualitativa, a pesquisa teve levantamento de campo: levantamento de informações e definição de amostra e estudo de caso: acesso a informações do órgão público responsável pelo número de acidentes registrados.
Principais resultados
Em virtude das preposições obtidas, procedeu-se que o estudo de caso conclui-se que a geometria precisa ter mais elaboração, as faixas da via são mal divididas, há muitas curvas, raio mínimo para circulação de 3 faixas, o traçado poderia ser mais elaborado.
Contribuições teóricas/metodológicas
Identificar confluências na pavimentação da via, tamanho da via, tamanho das faixas, sinalização e acidentes. Aplicar questionário de avaliação da rua e analisar in loco a parte estrutural. Verificar os dados computados do material solicitado por Órgão responsável.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo conteve as repostas de 30 pessoas, com faixa etária de 19 a 43 anos, pessoas que moram há muito tempo em Manaus, que frequentam a Avenida Coronel Teixeira, possuem em média 9 anos de carteira de habilitação.