Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é entender as origens dos estudos sobre a Inteligência Emocional, aclarar o conceito e identificar o estado atual da pesquisa.
Relevância/originalidade
Uma análise bibliométrica do tema pode auxiliar no mapeamento das principais abordagens e aclarar os pilares conceituais construídos, de modo a sintetizar descobertas de pesquisas anteriores, facilitar a divulgação do conhecimento e, assim, contribuir para o avanço do campo de pesquisa
Metodologia/abordagem
Foi conduzido um estudo quantitativo, por meio de uma pesquisa bibliométrica com análises de citação e cocitação. Foram selecionados 9.048 artigos, publicados até 2021, na base Web of Science.
Principais resultados
Foram identificados os autores mais profícuos, os artigos mais influentes, as principais abordagens conceituais adotadas e a construção colaborativa sobre o tema.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo contribui ao retratar a trajetória percorrida no desenvolvimento da estrutura conceitual de pesquisa sobre Inteligência Emocional e incentivar novas avenidas de pesquisa
Contribuições sociais/para a gestão
A complexidade conceitual, somada à popularidade do termo, pode resultar em interpretações errôneas, de modo a gerar expectativas e usos com pouco, ou nenhum, embasamento científico. Faz-se necessário aclarar, as diferentes abordagens, indicando seu correto uso e alcance.