Resumo

Título do Artigo

AS FACETAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UMA PROPOSTA PARA ESTRUTURAR PESQUISAS FUTURAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Paula Aparecida Ledier Schorscher
Faculdade de Tecnologia de São Roque - São Roque
2 - Monica Aparecida da Silva
Faculdade de Tecnologia de São Roque - São Roque
3 - ALINE CRISTINA DOS SANTOS
Faculdade de Tecnologia de São Roque - São Roque SP
4 - Marcelo Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é entender as origens dos estudos sobre a Inteligência Emocional, aclarar o conceito e identificar o estado atual da pesquisa.
Relevância/originalidade
Uma análise bibliométrica do tema pode auxiliar no mapeamento das principais abordagens e aclarar os pilares conceituais construídos, de modo a sintetizar descobertas de pesquisas anteriores, facilitar a divulgação do conhecimento e, assim, contribuir para o avanço do campo de pesquisa
Metodologia/abordagem
Foi conduzido um estudo quantitativo, por meio de uma pesquisa bibliométrica com análises de citação e cocitação. Foram selecionados 9.048 artigos, publicados até 2021, na base Web of Science.
Principais resultados
Foram identificados os autores mais profícuos, os artigos mais influentes, as principais abordagens conceituais adotadas e a construção colaborativa sobre o tema.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo contribui ao retratar a trajetória percorrida no desenvolvimento da estrutura conceitual de pesquisa sobre Inteligência Emocional e incentivar novas avenidas de pesquisa
Contribuições sociais/para a gestão
A complexidade conceitual, somada à popularidade do termo, pode resultar em interpretações errôneas, de modo a gerar expectativas e usos com pouco, ou nenhum, embasamento científico. Faz-se necessário aclarar, as diferentes abordagens, indicando seu correto uso e alcance.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to understand the origins of studies on Emotional Intelligence, clarify the concept and identify the current state of research.
Relevance / originality
A Bibliometric Analysis can help to map the main approaches and clarify the conceptual pillars built, in order to synthesize findings from previous research, facilitate the dissemination of knowledge and, thus, contribute to the advancement of the research field
Methodology / approach
A quantitative study was conducted through a bibliometric research with citation and co-citation analyses. A total of 9,048 articles were selected, published until 2021, in the Web of Science database.
Main results
The most relevant authors, the most influential articles, the main conceptual approaches adopted and the collaborative construction on the topic were identified.
Theoretical / methodological contributions
This article contributes by portraying the trajectory taken in the development of the conceptual framework for research on Emotional Intelligence and encouraging new avenues of research
Social / management contributions
The conceptual complexity, added to the popularity of the term, can result in misinterpretations, in order to generate expectations and uses with little or no scientific basis. It is necessary to clarify the different approaches, indicating their correct use and scope.