Resumo

Título do Artigo

Aventura metodológica? Um olhar para os estudos de liderança e sua fruição da “flexibilidade saudável” da análise fenomenológica interpretativa (IPA)
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Vicente Reis Medeiros
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - PPGAD
2 - Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
PUCRS - PPGAd

Reumo

Objetivo do estudo
Conhecer em que medida e de que forma os estudos de liderança aproveitam os espaços de “flexibilidade saudável” autorizados pela abordagem da análise fenomenológica interpretativa (IPA, na sigla em inglês) para incrementar e inovar no interior dessa perspectiva.
Relevância/originalidade
A inovação metodológica possibilita novos insights teóricos (Lê & Schmid, 2022), incentivando mais estudos nessa direção. Além disso, diferentemente de Brocki & Wearden (2006), que analisou a (in)adequação metodológica à IPA, este artigo investiga uma perspectiva inédita na área.
Metodologia/abordagem
Este estudo promove uma revisão de literatura inspirada em Wolfswinkel, Furtmueller & Wilderom (2013) para identificar 11 estudos de liderança que utilizaram IPA. Assim, analisou-se as estratégias de inovação e criatividade na coleta e análise dos dados e report dos resultados.
Principais resultados
Foram identificadas quatro estratégias que vão além das diretrizes recomendadas pelos fundadores da IPA: a) complementação; b) abordagem longitudinal; c) mapas mentais; e d) software de codificação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O uso da IPA reforça a bricolagem na pesquisa qualitativa (Pratt, Sonenshein, & Feldman, 2022) e evidencia certa preferência por van Manen (1990). Este estudo responde Lê & Schmid (2022) sobre inovação metodológica e complementa a abordagem de Brocki & Wearden (2006).
Contribuições sociais/para a gestão
A IPA visa explorar experiências vividas dos participantes, constituindo-se em uma abordagem frutífera nas ciências sociais aplicadas, seja para estudos de âmbito social, seja de âmbito gerencial. Assim, este estudo busca também incentivar seu uso para novas contribuições teóricas.

Abstract

Study goals
To know to what extent and in what way leadership studies take advantage of the spaces of “healthy flexibility” authorized by the approach of interpretive phenomenological analysis (IPA) to increase and innovate within this perspective.
Relevance / originality
Methodological innovation enables new theoretical insights (Lê & Schmid, 2022), encouraging further studies in this direction. Furthermore, unlike Brocki & Wearden (2006), who analyzed the methodological (in)adequacy of the IPA, this article investigates an unprecedented perspective in the area.
Methodology / approach
This study promotes a literature review inspired by Wolfswinkel, Furtmueller & Wilderom (2013) to identify 11 leadership studies that used IPA. Thus, innovation and creativity strategies were analyzed in data collection and analysis and results report.
Main results
Four strategies were identified that go beyond the guidelines recommended by the founders of the IPA: a) complementation; b) longitudinal approach; c) mind maps; and d) encoding software.
Theoretical / methodological contributions
The use of IPA reinforces bricolage in qualitative research (Pratt, Sonenshein, & Feldman, 2022) and shows a certain preference for van Manen (1990) This study responds to Lê & Schmid (2022) on methodological innovation and complements the approach of Brocki & Wearden
Social / management contributions
IPA aims to explore the participants' lived experiences, constituting a fruitful approach in applied social sciences, whether for studies of a social or managerial scope. Thus, this study also seeks to encourage its use for new theoretical contributions.