Resumo

Título do Artigo

OS UNIVERSITÁRIOS SÃO CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS? ANÁLISE DAS ATITUDES E DAS PRÁTICAS DE CONSUMO DOS GRADUANDOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Natália Araújo de Lima Luna
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede
2 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
ufrpe - Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR
3 - Rafaela Ângela Mateus Souto Maior
ufrpe - Sede

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem a finalidade de entender atitudes e comportamento de consumo sustentável de graduandos de uma Instituição Federal de Ensino Superior em Pernambuco.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por mostrar a aplicação de uma escala de consumo sustentável numa Instituição de Ensino Superior Por outro lado, o trabalho pode atuar como um incentivo na formação consumo consciente para jovens universitários Além de mostrar uma tendência na
Metodologia/abordagem
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa-descritiva. O levantamento de dados foi meio de questionário aplicado com estudantes de graduação. O instrumento de pesquisa foi baseado em uma Escala de Consumo Sustentável, enfatizando quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade.
Principais resultados
A pesquisa conseguiu atingir 318 respondentes. Como resultado tem-se que os estudantes de graduação da IFES estudada estão tendenciosos a consumir de maneira ecológica, entretanto ainda existem barreiras financeiras, psicológicas, culturais e principalmente atitudinais para permanência desse comportamento.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa pode ser utilizada nas áreas de sustentabilidade e de marketing. Apresenta uma aplicação de escala de consumo sustentável numa universidade pública. Ela promove reflexões sobre comportamento do consumidor e sobre a necessidade de mudança nos hábitos de consumo de jovens.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição para gestão, a pesquisa aponta como empresas e academia podem contribuir para modificações no contexto social e cultural de compra e com mudanças no comportamento de consumo sustentável de jovens.

Abstract

Study goals
The purpose of this paper is to understand attitudes and behavior towards sustainable consumption among undergraduates of a Federal Higher Education Institution in Pernambuco.
Relevance / originality
The relevance of the research is shown by the application of a sustainable consumption scale; by presenting a trend in the consumption change of college students, encouraging sustainable productive actions aimed at young people In addition to encouraging the formation of conscious.
Methodology / approach
The research is characterized as quantitative-descriptive. The data survey was carried out by means of a questionnaire applied to undergraduate students. The research instrument was based on a Sustainable Consumption Scale, emphasizing four dimensions: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality.
Main results
The survey reached 318 respondents. The result is that undergraduate students of the IFES studied are inclined to consume in an ecological way, however, there are still financial, psychological, cultural and especially attitudinal barriers to the permanence of this behavior.
Theoretical / methodological contributions
The research can be used in the areas of sustainability and marketing It presents an application of a sustainable consumption scale in a public university It promotes reflections on consumer behavior and the need for change in the consumption habits of young.
Social / management contributions
As a contribution to management, the research points out how companies and academia can contribute to modifications in the social and cultural context of purchase and with changes in the sustainable consumption behavior of young people.