Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS DE PROJETOS ÁGEIS E SEUS NÍVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - ricardo lair franco oliveira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar como as competências de projetos ágeis são utilizadas nos diversos níveis organizacionais
Relevância/originalidade
Encontramos evidências nos níveis competência individual, equipe e organizacional, como a metodologia ágil é citada e as melhorias geradas por meio da competência.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática
Principais resultados
Neste estudo, foram abordadas as competências de projetos ágeis e seus níveis (individual, equipe e organizacional).
Contribuições teóricas/metodológicas
Nosso protocolo de pesquisa baseado em Pollock e Berge (2018), pode ser replicado, afim de gerar confirmação dos dados encontrados e melhorar a auditabilidade de nosso estudo.
Contribuições sociais/para a gestão
Por meio dos resultados desse estudo, gestores podem se embasar para a tomada de decisão de quais competências devem ser adquiridas e quais os níveis devem ser abordados.

Abstract

Study goals
this article aims to identify how agile project competencies are used at different levels in the organization
Relevance / originality
We find out at the proven technical and organizational competency levels, how smart methodology is cited and how methodology is used through competency.
Methodology / approach
Sistematic Reaviw Research
Main results
In this study, the competencies of agile projects and their levels (individual, team and organizational) were addressed.
Theoretical / methodological contributions
Our research protocol based on Pollock and Berge (2018) can be replicated in order to generate confirmation of the data found and improve the auditability of our study.
Social / management contributions
Through the results of this study, managers can base themselves on the decision making of which skills should be acquired and which levels should be addressed.