Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL NA RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM INDIVIDUAL DO GERENTE DE PROJETOS E O SUCESSO EM PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Ronaldo Cruz da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Manuel Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Leiria - Portugal - CARME - Center of Applied Research in Management and Economics
4 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA e PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é analisar o efeito moderador da inteligência cultural na relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e as dimensões de sucesso em projetos.
Relevância/originalidade
A capacidade de aprendizagem individual do gerente de projetos, e a capacidade de se adaptar a diferentes contextos, pode levar ao sucesso em projetos, podendo ser viabilizada por meio da inteligência cultural, demonstrando assim, a sua relevância.
Metodologia/abordagem
O estudo se deu a partir da análise multivariada de dados, com aplicação da modelagem de equações estruturais com PLS. Para realizar essa análise foi utilizado o software SmartPLS versão 3.0.
Principais resultados
Com base nos resultados deste estudo, é possível concluir que a inteligência cultural, por meio de suas dimensões, inteligência ICK e ECF, potencializa a relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e a dimensão eficiência do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Também ajuda a fortalecer o desenvolvimento da teoria sobre a inteligência cultural, pois uma vez confirmada a moderação na relação apresentada, pode-se desenvolver novas abordagens a partir desta condição.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo também visa dar apoio ao praticante a fim de melhorar sua atuação em projetos internacionais.

Abstract

Study goals
The objective of this work is to analyze the moderating effect of cultural intelligence on the relationship between the project manager's individual learning and the dimensions of success in projects.
Relevance / originality
The project manager's individual learning ability, and the ability to adapt to different contexts, can lead to success in projects, and can be made possible through cultural intelligence, thus demonstrating its relevance.
Methodology / approach
The study was based on the multivariate analysis of data, with the application of structural equation modeling with PLS. To perform this analysis, the SmartPLS software version 3.0 was used.
Main results
Based on the results of this study, it is possible to conclude that cultural intelligence, through its dimensions, ICK and ECF intelligence, enhances the relationship between the project manager's individual learning and the project efficiency dimension.
Theoretical / methodological contributions
It also helps to strengthen the development of theory on cultural intelligence, as once moderation is confirmed in the relationship presented, new approaches can be developed based on this condition.
Social / management contributions
This study also aims to support practitioners in order to improve their performance in international projects.