Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é analisar o efeito moderador da inteligência cultural na relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e as dimensões de sucesso em projetos.
Relevância/originalidade
A capacidade de aprendizagem individual do gerente de projetos, e a capacidade de se adaptar a diferentes contextos, pode levar ao sucesso em projetos, podendo ser viabilizada por meio da inteligência cultural, demonstrando assim, a sua relevância.
Metodologia/abordagem
O estudo se deu a partir da análise multivariada de dados, com aplicação da modelagem de equações estruturais com PLS. Para realizar essa análise foi utilizado o software SmartPLS versão 3.0.
Principais resultados
Com base nos resultados deste estudo, é possível concluir que a inteligência cultural, por meio de suas dimensões, inteligência ICK e ECF, potencializa a relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e a dimensão eficiência do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Também ajuda a fortalecer o desenvolvimento da teoria sobre a inteligência cultural, pois uma vez confirmada a moderação na relação apresentada, pode-se desenvolver novas abordagens a partir desta condição.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo também visa dar apoio ao praticante a fim de melhorar sua atuação em projetos internacionais.