Resumo

Título do Artigo

Prevendo os fatores que influenciam a motivação e a intenção de recomendar via eWOM: uma investigação profunda com base na análise de RNA
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Lais Mitsue Simokomaki Souza
Universidade Federal de São Paulo - Osasco
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Universidade Federal de São Paulo - Campus Osasco
3 - Vanessa Itacaramby Pardim
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - FEA-USP

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa tem como objetivo prever os fatores que influenciam a motivação e a intenção de recomendação via eWOM: uma investigação profunda baseada na análise de RNAs de grupos brasileiros de alimentos e bebidas no Facebook, incluindo a interação entre os participantes.
Relevância/originalidade
Dada a importância do tema eWOM nas redes sociais, sendo um dos temas de destaque na área, este estudo colabora com a divulgação do tema e contribui para a ampliação do conhecimento na área.
Metodologia/abordagem
A amostra (n=345) foi composta por participantes de grupos de Comida e Bebida no Facebook. Para a análise dos dados foi utilizado o método não-linear das Redes Neurais Artificiais como forma de prever ocorrências dentro da mesma amostra.
Principais resultados
O estudo pôde confirmar que a qualidade das informações trocadas nos grupos, a reciprocidade, o prazer em ajudar e o sentimento de pertencimento dos participantes são capazes de influenciar na motivação para a realização do eWOM
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi proposto um modelo teórico, utilizando escalas adaptadas para o estudo. Com isso, foi realizado um levantamento e, com os resultados obtidos na amostra, foi utilizada uma abordagem do método RNA.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo ajudar os participantes, administradores, moderadores e demais interessados nos grupos de comida e bebida do Facebook a entender mais sobre os grupos dos quais participam é essencial para entender como se pode aproveitar as informações trocadas nos grupos.

Abstract

Study goals
This research aims to predict the drivers that influence motivation and intention to recommend via eWOM: a deep investigation based on the ANN analysis of Brazilian food and beverage groups on Facebook, including the interaction between participants.
Relevance / originality
Given the importance of the eWOM theme in social networks, being one of the prominent themes in the area , this study collaborates with the dissemination of the theme and contributes to the expansion of knowledge in the area.
Methodology / approach
The sample (n=345) consisted of participants from Food and Drink groups on Facebook. For data analysis, the non-linear method of Artificial Neural Networks was used as a way of predicting occurrences within the same sample.
Main results
The study was able to confirm that the quality of the information exchanged in the groups, the reciprocity, the pleasure in helping and the sense of belonging of the participants are able to influence the motivation to carry out eWOM.
Theoretical / methodological contributions
A theoretical model was proposed, using scales adapted for the study. With that, a survey was carried out and, with the results obtained in the sample, an approach of the ANN method was used.
Social / management contributions
This study help participants, administrators, moderators and others interested in Facebook food and drink groups to understand more about the groups they participate is essential to understand how it can take advantage of the information exchanged in the groups.