Resumo

Título do Artigo

COCRIAÇÃO DE VALOR POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE COOPERAÇÃO, COLABORAÇÃO E COOPETIÇÃO EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
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Tema

Marketing de Serviços e Fidelização

Autores

Nome
1 - Fátima Gilvandra Rodrigues
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul
2 - Pietro Cunha Dolci
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - PPGA
3 - Flávio Régio Brambilla
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender como as cooperativas de crédito financeiras, através de seus gestores e colaboradores, envolvem seus cooperados no processo de cocriação de valor através de ações de colaboração, competição e coopetição.
Relevância/originalidade
Cocriação de valor, colaboração, competição e coopetição estão presentes na gestão das cooperativas. Ainda assim, é necessária atenção, devido a expansão das cooperativas de crédito financeiro no país, o que requer vigilância ao foco na humanização do serviço.
Metodologia/abordagem
A pesquisa teve duas fases. Na qualitativa foram entrevistados oito gestores e colaboradores das cooperativas de crédito financeiro Sicoob, Sicredi e Unicred. Na etapa quantitativa foi feito levantamento via Google Forms com sócios e não sócios de cooperativas de crédito.
Principais resultados
Os resultados da análise dos dados indicam que os propósitos das cooperativas que embasam as suas ações estão diretamente ligados aos constructos de cocriação de valor, cooperação, colaboração e coopetição.
Contribuições teóricas/metodológicas
É necessário engajamento para o desenvolvimento da instituição cooperativa financeira ser positivo para ambas as partes, pois como sócios do negócio, é fundamental o envolvimento espontâneo, transparente, estratégico e colaborativo.
Contribuições sociais/para a gestão
Observa-se que gerar valor para os cooperados é a forma de manter a essência do cooperativismo, trazendo resultados favoráveis para todos os envolvidos no processo. Essa estrutura favorece e também é favorecida pela cocriação de valor.

Abstract

Study goals
Understand how financial credit cooperatives, through their managers and employees, involve their members in the process of value co-creation through actions related to collaboration, competition and coopetition.
Relevance / originality
Value co-creation, collaboration, competition and coopetition are present in the management of cooperatives. Even so, attention is needed, due to the expansion of financial credit cooperatives in the country (Brazil), which requires vigilance to focus on service humanization.
Methodology / approach
The research had two phases. In the qualitative, eight managers and employees of the financial credit unions Sicoob, Sicredi and Unicred were interviewed. In the quantitative stage, a survey was carried out by Google Forms with members and non-members of credit cooperatives.
Main results
The results of data analysis indicate that the purposes of the cooperatives that underlie their actions are directly linked to the constructs of value co-creation, cooperation, collaboration and coopetition.
Theoretical / methodological contributions
Engagement is necessary for the development of the financial cooperative institution to be positive for both parties, because as business partners, spontaneous, transparent, strategic and collaborative involvement is essential.
Social / management contributions
It is observed that generating value for the cooperative members is the way to maintain the essence of cooperativism, bringing favorable results for all those involved in the process. This structure favors and is also favored by value co-creation.