Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO DOS FESTIVAIS GASTRONÔMICOS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DOS MUNICÍPIOS: UM ESTUDO DE CASO FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES
Abrir Arquivo

Tema

Redes, Ecossistemas e Políticas de Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Sarah Roberta da Silva Costa
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo foi compreender quais os fatores determinantes de sucesso dos festivais gastronômicos como estratégia para o desenvolvimento turístico dos municípios, tendo como estudo de caso o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
Relevância/originalidade
Os destinos turísticos que se destacam no Brasil e no mundo são aqueles capazes de criar valor a um determinado lugar, e por isso há interesse de gestores públicos e privados pela atividade desse segmento que já ocupa importante posição na economia.
Metodologia/abordagem
Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa. A partir desta perspectiva optou-se, como estratégia de pesquisa, pelo estudo de caso. Como fonte de evidências para coleta de dados, foi feita entrevista e análise documental.
Principais resultados
Os dados indicaram que existe forte relação dos atores envolvidos no festival gastronômico de Tiradentes e que muitos cooperaram para o evento. São atores reconhecidos como altamente relevantes na cidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Discutiu-se a eficiência das redes de cooperação e a inovação para o desenvolvimento turístico local que se beneficiam direta ou indiretamente por meio dos festivais, acarretando benefícios a comunidade e seus participantes incidindo positivamente para o ambiente social e econômico.
Contribuições sociais/para a gestão
De modo geral, os dados coletados demonstram quais elementos ou características compõem o sucesso do festival gastronômico de Tiradentes, o que sugere a possibilidade do seu potencial para ser replicado em outras localidades, como objeto de desenvolvimento turístico e econômico.

Abstract

Study goals
The objective of the study was to understand the determining factors of success of gastronomic festivals as a strategy for the tourist development of the municipalities, having as a case study the Festival of Culture and Gastronomy of Tiradentes.
Relevance / originality
The tourist destinations that stand out in Brazil and in the world are those capable of creating value to a certain place, and therefore there is interest from public and private managers in the activity of this segment that already occupies an
Methodology / approach
This is a qualitative approach research. From this perspective, the case study was chosen as a research strategy. As a source of evidence for data collection, interviews and document analysis were carried out.
Main results
The data indicated that there is a strong relationship between the actors involved in the gastronomic festival of Tiradentes and that many cooperated for the event. They are actors recognized as highly relevant in the city.
Theoretical / methodological contributions
The efficiency of cooperation networks and innovation for local tourist development were discussed, which benefit directly or indirectly through festivals, bringing benefits to the community and its participants, impacting positively on the social and economic environment.
Social / management contributions
In general, the data collected demonstrate which elements or characteristics make up the success of the Tiradentes gastronomic festival, which suggests the possibility of its potential to be replicated in other locations, as an object of tourist and economic development.