Resumo

Título do Artigo

O ENDOMARKETING COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO E CRESCIMENTO EM UMA COOPERATIVA SUCROALCOOLEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégias de Marketing

Autores

Nome
1 - Luana Fernanda Quemel
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Michele Velico Laras
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Mikaela Yasmin Domingos dos Santos
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Isabella Victoria Querino
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a importância dada aos projetos voltados aos seus principais stakeholders (colaboradores e comunidade local), que tem possibilitado ampliar a atração e a retenção dos colaboradores, além de aumentar o engajamento e alinhamento desses profissionais com os objetivos estratégicos de uma Cooperativa de ramo sucroalcooleiro localizada no norte do Paraná. A coleta de dados para realização do estudo de caso, incluiu entrevistas semiestruturadas com 5 funcionárias do setor de Gestão de Pessoas, no qual estão centralizadas as atividades de endomarketing da Cooperativa, análise das redes sociais, matérias de jornais, coleta de depoimentos de colaboradores e, ainda, observação participante. O endomarketing consiste em alinhar o pensamento dos colaboradores com os objetivos e propósitos da organização através de estratégias que fortalecem e aperfeiçoam o relacionamento entre o funcionário e a empresa, além de otimizar os lucros da corporação, semelhante ao marketing social.

Abstract

Abstract
The objective of the study was to analyze the importance given to projects aimed at its main stakeholders (employees and the local community), which has made it possible to increase the attraction and retention of employees, in addition to increasing the engagement and alignment of these professionals with the strategic objectives of a company. Cooperative of sugar and alcohol branch located in the north of Paraná. Data collection to carry out the case study included semi-structured interviews with 5 employees of the People Management sector, in which the cooperative's internal marketing activities, analysis of social networks, newspaper articles, collection of testimonials from employees and, still, participant observation. Endomarketing consists of aligning the thinking of employees with the goals and purposes of the organization through strategies that strengthen and improve the relationship between the employee and the company, in addition to optimizing the corporation's profits, similar to social marketing.