Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: A FALHA NA COMUNICAÇÃO ENTRE OS STAKEHOLDERS NA DEFINIÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Luciana Viel Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro
3 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
4 - Thais Batista Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar a atuação do gestor de projetos na comunicação com os stakeholders para a resolução de falha na definição de escopo de projeto de transformação digital.
Relevância/originalidade
Este relato técnico trata de um projeto real de transformação digital e as implicações negativas de um processo de comunicação mal gerido Em linha com a literatura, demonstra aspectos citados como relevantes na gestão de comunicação, conflitos, stakeholders e escopo.
Metodologia/abordagem
A partir de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa explicativa, com base no método de pesquisa-ação. O intuito foi de entender um caso real de projeto de transformação digital e relatar as observações do pesquisador e as ações realizadas de intervenção.
Principais resultados
Os principais resultados são a importância da comunicação nas fases iniciais do projeto com os stakeholders para se mitigar riscos de conflitos e escopo mal definido. O uso da comunicação como técnica de resolução de conflitos e para angariar defensores do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diversos aspectos foram avaliados, sendo as principais contribuições teóricas a constatação da atuação de consultorias como aceleradoras do processo de transformação digital, a relevância da área e recursos de tecnologia da informação e a necessidade de envolvimento das áreas de negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições para a prática se dão pela visão de uma atuação real de um gestor de projetos em um projeto estratégico, de transformação digital, herdando problemas e conflitos ocasionados por um pré-projeto realizado de forma imprópria.

Abstract

Study goals
To present the project manager's role in communicating with stakeholders to resolve failures in defining the scope of a digital transformation project.
Relevance / originality
This white paper deals with a real digital transformation project and the negative implications of a poorly managed communication process. In line with the literature, it demonstrates aspects cited as relevant in the management of communication, conflicts, stakeholders and scope.
Methodology / approach
Based on a qualitative approach, an explanatory research was carried out, based on the action research method. The aim was to understand a real case of a digital transformation project and report the researcher's observations and the intervention actions.
Main results
The main results are the importance of communication in the early stages of the project with stakeholders to mitigate risks of conflicts and poorly defined scope. The use of communication as a conflict resolution technique and to attract project advocates.
Theoretical / methodological contributions
Several aspects were evaluated, the main theoretical contributions being the verification of the performance of consultancies as accelerators of the digital transformation process, the relevance of the area and resources of information technology and the need to involve the business areas.
Social / management contributions
Contributions to practice are given by the vision of a real performance of a project manager in a strategic project, of digital transformation, inheriting problems and conflicts caused by a pre-project carried out improperly.