Resumo

Título do Artigo

ENGAJAMENTO DIGITAL NA PROMOÇÃO DO E-SPORT NO BRASIL
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Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - JULIO CESAR CORREA DA COSTA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Wesley Moreira Pinheiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro PPGA
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Resumo
O e-sport é uma modalidade esportiva em ascensão no Brasil, atraindo o interesse de clubes clássicos como Corinthians e Cruzeiro, como marcas não tradicionais no esporte como Meta Business e Vivo. Estima-se que em 2023 esse mercado supere os U$ 200 bilhões no mundo, tornando um objeto importante de investigação sobre como o marketing digital é trabalhado para a promoção, popularização e crescimento no país, a partir do engajamento em rede. Os principais resultados da pesquisa mostram a importância das torcidas das equipes tradicionais do LBFF, e não necessariamente das torcidas vindas de marcas e times tradicionais, tal como usualmente acontece com clubes esportivos com multimodalidades. Os indicadores de engajamento foram positivos, demonstrando a força do consumidor como propagador da modalidade, e consequentemente do consumo da promoção de marcas e produtos atrelados aos eventos.

Abstract

Abstract
E-sport is a sport on the rise in Brazil, attracting the interest of classic clubs such as Corinthians and Cruzeiro, as well as non-traditional sports brands such as Meta Business and Vivo. It is estimated that in 2023 this market will exceed US$ 200 billion in the world, making it an important object of investigation on how digital marketing is worked to promote, popularize and grow in the country, based on network engagement. The main results of the research show the importance of the supporters of the traditional teams of the LBFF, and not necessarily of the supporters coming from traditional brands and teams, as usually happens with sports clubs with multimodalities. The engagement indicators were positive, demonstrating the strength of the consumer as a propagator of the modality, and consequently of the consumption of the promotion of brands and products linked to the events.