Resumo

Título do Artigo

PRESENÇA DE ANITTA: APROPRIAÇÕES DO ENGAJAMENTO EM REDE PARA DISSEMINAR DISCURSOS POLÍTICOS
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Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Vitória Camargo da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Santo Amaro
2 - Wesley Moreira Pinheiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro PPGA
3 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Resumo
Em 2022 a cantora Anitta tornou-se a primeira artista brasileira a atingir o Top One Mundial do Spotify, resultado de um potente trabalho de marketing e engajamento de sua fanbase em mídias sociais como o Twitter. Em meio ao frenesi midiático, criou-se uma brecha para que discursos políticos fossem inseridos, aproveitando-se da visibilidade da rede da cantora, instigando essa investigação sobre a disseminação de discurso político dentro da rede em torno da cantora. O processo metodológico teve uma estratégia netnográfica, sendo desenvolvido em torno da análise de rede, por meio do uso do programa online Netlytic, junto de métricas de mídias sociais para avaliar o engajamento e alcance. Foram coletadas 2.365 postagens no Twitter, em que se analisou a rede de palavras, identificando os principais clusters de engajamento e influenciadores de discurso político.

Abstract

Abstract
In 2022, singer Anitta became the first Brazilian artist to reach Spotify's Top One World, the result of a powerful marketing and engagement work of her fanbase on social media such as Twitter. In the midst of the media frenzy, a gap was created for political speeches to be inserted, taking advantage of the singer's network visibility, instigating this investigation into the dissemination of political discourse within the network around the singer. The methodological process had a netnographic strategy, being developed around network analysis, through the use of the online program Netlytic, along with social media metrics to assess engagement and reach. A total of 2,365 posts on Twitter were collected, in which the network of words was analyzed, identifying the main clusters of engagement and influencers of political discourse.