Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PAPEL DA PUBLICIDADE PARA CONSOLIDAR O MODELO DE OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em administração
2 - Haide Maria Hupffer
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3 - Suely Marisco Gayer
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Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo da pesquisa foi o de estabelecer vínculo, a partir da revisão teórica, entre a atuação da publicidade e propaganda e a percepção da obsolescência, estimulando o comportamento consumista.
Relevância/originalidade
A influência de peças publicitárias e da propaganda para estimular a percepção da obsolescência ainda é pouco explorada na literatura científica. Trata-se de um tema relevante pelo impacto negativo na dimensão ambiental da sustentabilidade.
Metodologia/abordagem
A opção do percurso metodológico foi pela abordagem hermenêutica e método interpretativo, por situar este trabalho dentro do campo das ciências sociais, de acordo com a proposta de investigação apresentada.
Principais resultados
O fenômeno da obsolescência programada encontra amparo em mudanças sociais e comportamentais da humanidade, que estimula a competição individual, relativização das relações sociais constituídas, fragilização de vínculos afetivos e profissionais, bem como a necessidade de legitimação do indivíduo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho de pesquisa contribui para a academia por avançar na discussão acerca da influência da publicidade e propaganda para a percepção da obsolescência.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa evidencia o processo de construção do discurso publicitário para estimular a percepção da obsolescência, representando uma contribuição para a sociedade. Para as organizações a pesquisa é importante, ao ressaltar a necessidade de mudança estratégica.

Abstract

Study goals
The objective of the research was to establish a link, based on the theoretical review, between the performance of publicity and advertising and the perception of obsolescence, stimulating consumer behavior.
Relevance / originality
The influence of publicity and advertising to stimulate the perception of obsolescence is still little explored in the scientific literature. This is a relevant topic due to the negative impact on the environmental dimension of sustainability.
Methodology / approach
The methodological approach was chosen for the hermeneutic approach and the interpretive method, for placing this work within the field of social sciences, according to the research proposal presented.
Main results
The phenomenon of programmed obsolescence finds support in social and behavioral changes of humanity, which stimulates individual competition, relativization of constituted social relationships, weakening affective and professional bonds, as well as the need for individual legitimation.
Theoretical / methodological contributions
The research work contributes to the academy by advancing the discussion about the influence of advertising and propaganda on the perception of obsolescence.
Social / management contributions
The research highlights the process of construction of the advertising discourse to stimulate the perception of obsolescence, representing a contribution to society. For organizations, research is important, as it emphasizes the need for strategic change.