Objetivo do estudo
O presente estudo tem como finalidade avaliar a percepção dos clientes acerca da qualidade dos serviços prestados pela empresa virtual Casa Doppia, demonstrando a aderência da ferramenta SERVQUAL na aplicação da mensuração da qualidade percebida em comércio virtual.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa se utiliza de uma (re)conhecida escala para mensuração da qualidade de serviço em novo contexto e escopo. Sua aplicação é destinada ao serviço virtual que é prestado no varejo de materiais de construção e decoração em um e-commerce.
Metodologia/abordagem
Foi optado pela ferramenta SERVQUAL para mensurar a qualidade percebida do serviço com base nas expectativas dos clientes e na percepção destes em relação ao serviço recebido. A pesquisa destaca quais fatores o cliente considera importantes na prestação deste serviço.
Principais resultados
Os resultados obtidos indicam que a aplicação da escala SERVQUAL é viável para o contexto virtual, elemento importante em especial após a Pandemia de Covid-19 qual impactou no varejo de produtos e serviços especialmente nos anos de 2020 e 2021.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo se soma a outros que foram desenvolvidos desde o desenvolvimento da escala SERVQUAL em 1988. Apesar do tempo transcorrido, fica evidente que a escala continua representando ferramenta confiável na mensuração da percepção da qualidade do serviço.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho acadêmico-aplicado contribui na prestação do serviço de qualidade ao consumidor, e representa uma forma de responsabilidade junto ao público demandante de serviços para o melhor atendimento possível. Fica evidente a capacidade da SERVQUAL na mensuração dos serviços virtuais.