Objetivo do estudo
O presente artigo teve como objetivo analisar a satisfação dos clientes de um salão de beleza localizado no sul do Brasil, que conta, atualmente, com uma carteira de mais de 100 clientes e apenas uma profissional prestadora de serviços.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por tratar de um pequeno negócio de empreendimento individual. Muitos trabalhos são orientados para o entendimento da satisfação dos clientes das grandes empresas, mas é igualmente relevante o estudo nos pequenos varejos de serviço.
Metodologia/abordagem
Foram coletados dados por meio da aplicação de pesquisa de satisfação, com o uso de um questionário através de um levantamento de dados (Survey), para efetivar a mensuração da percepção da qualidade dos serviços prestados em um pequeno negócio.
Principais resultados
Foi possível não apenas medir o nível de satisfação dos clientes do estabelecimento, mas também, indicar possíveis sugestões de melhorias, objetivando captar, reter e fidelizar os usuários dos serviços. Verificou-se no caso concreto, fidelidade e retenção de clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa apresenta estrutura para entender os pequenos negócios orientados para serviços, em uma categoria com expressão de negócios no Brasil. Os pequenos prestadores de serviço precisam de aprimoramento frente ao surgimento das grandes redes de serviços estéticos.
Contribuições sociais/para a gestão
Em matéria de estudos do varejo de serviço, a orientação predominante dos trabalhos reflete a realidade das médias e das grandes empresas. Este trabalho proporciona um olhar para os empreendedores de pequeno porte, para a estruturação das suas atividades negociais.