Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO E O MAPEAMENTO DE EMPRESAS FILHAS: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
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Tema

Redes, Ecossistemas e Políticas de Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Camila Naves Arantes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Priscila Rezende da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Ana Cândida Ferreira Vieira
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA)/CCAE/Campus IV

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a a gestão de empresas-filhas, que são empresas surgidas a partir do ambiente acadêmico nas universidades
Relevância/originalidade
O empreendedorismo acadêmico diz respeito ao processo das instituições de ensino superior na adoção de níveis crescentes de colaborações com a empresa, pedidos de patente, desenvolvimento de tecnologias diversas e, de igual forma e criação de novas empresas
Metodologia/abordagem
Como metodologia, apresenta-se estudo de caso com análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes de universidades brasileiras dos setores de inovação e empreendedorismo, que mapeiam suas empresas filhas.
Principais resultados
Como resultado, o estudo ressalta que empresas derivadas do ambiente acadêmico, as empresas filhas, são indicadores importantes para compreender o quanto as atividades de estímulo ao empreendedorismo estão sendo eficazes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Conclui-se, com base na amostra, a contribuição das empresas-filhas em âmbito de comunidade acadêmica, estudantil e social, com geração de crescimento econômico com desenvolvimento.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição desse escopo permite entender as ações de promoção do empreendedorismo acadêmico para a sociedade, trazendo insights importantes sobre as práticas de gestão e seu incentivo dentro das instituições de ensino superior.

Abstract

Study goals
Analyzing the management of spin-off companies, which are companies that emerge from the academic environment within universities.
Relevance / originality
Academic entrepreneurship refers to the process of higher education institutions adopting increasing levels of collaboration with businesses, filing patents, developing various technologies, and equally, creating new companies.
Methodology / approach
The methodology employed in this study involves a case study approach with analysis of semi-structured interviews conducted with representatives from Brazilian universities in the fields of innovation and entrepreneurship, who provide insights into their spin-off companies.
Main results
As a result, the study highlights that spin-off companies, derived from the academic environment, are important indicators to understand the effectiveness of entrepreneurship promotion activities.
Theoretical / methodological contributions
Based on the sample, it can be concluded that spin-off companies contribute to the academic, student, and social community by generating economic growth through development.
Social / management contributions
The contribution of this scope allows us to understand the actions of promoting academic entrepreneurship to society, providing important insights into management practices and their encouragement within higher education institutions.