Objetivo do estudo
Analisar a a gestão de empresas-filhas, que são empresas surgidas a partir do ambiente acadêmico nas universidades
Relevância/originalidade
O empreendedorismo acadêmico diz respeito ao processo das instituições de ensino superior na adoção de níveis crescentes de colaborações com a empresa, pedidos de patente, desenvolvimento de tecnologias diversas e, de igual forma e criação de novas empresas
Metodologia/abordagem
Como metodologia, apresenta-se estudo de caso com análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes de universidades brasileiras dos setores de inovação e empreendedorismo, que mapeiam suas empresas filhas.
Principais resultados
Como resultado, o estudo ressalta que empresas derivadas do ambiente acadêmico, as empresas filhas, são indicadores importantes para compreender o quanto as atividades de estímulo ao empreendedorismo estão sendo eficazes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Conclui-se, com base na amostra, a contribuição das empresas-filhas em âmbito de comunidade acadêmica, estudantil e social, com geração de crescimento econômico com desenvolvimento.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição desse escopo permite entender as ações de promoção do empreendedorismo acadêmico para a sociedade, trazendo insights importantes sobre as práticas de gestão e seu incentivo dentro das instituições de ensino superior.