Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A TEORIA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
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Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Joao Florêncio da Costa Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Depad
3 - Afranio Galdino de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Objetivo do estudo
A pesquisa propõe um novo conceito de ecossistema de negócios - o ecossistema de internacionalização - apresentando um arcabouço teórico para explicar sua natureza, a fim de apoiar uma integração conceitual com as modernas Teorias de Negócios Internacionais.
Relevância/originalidade
O conceito de ecossistema de internacionalização não existe na literatura de Negócios Internacionais, nem é estudado a partir de uma abordagem ecossistêmica, sendo percebido apenas como um componente de ecossistemas empreendedores ou ecossistemas de inovação, fortemente influenciados por plataformas digitais.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar estudos sobre internacionalização sob uma perspectiva ecossistêmica, seguida de Análise Temática com base nos dados da RSL para determinar seus principais constructos conceituais.
Principais resultados
Um 'framework' de ecossistema de internacionalização foi conceitualizado, integrando os ecossistemas de negócios, empreendedorismo, inovação e plataforma, extraindo elementos cruciais para aprimorar suas dimensões teóricas e práticas no âmbito dos estudos de Negócios Internacionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Do ponto de vista teórico, ao conceber o ecossistema de internacionalização por si só, o trabalho contribui para incentivar a realização de estudos sobre integração e replicação de ecossistemas, lacuna ainda presente na maioria da literatura de Negócios Internacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Em termos de implicações práticas, este estudo apresenta um quadro que permite às organizações se posicionar no contexto de seus objetivos, dinâmicas e interações. Esse quadro atua como uma ferramenta para aprimorar estratégias de internacionalização em várias dimensões.

Abstract

Study goals
The research proposes a new business ecosystem concept – the internationalization ecosystem – whilst presenting a theoretical framework to explain its nature, uniqueness and dynamics, in order to support its conceptual integration with modern International Business (IB) theories.
Relevance / originality
The concept of internationalization ecosystem does not exist in the extant IB literature, neither the internationalization phenomenon is studied from an ecosystemic approach, it is perceived only as a component of entrepreneurial ecosystems or innovation ecosystems, heavily influenced by digital platform.
Methodology / approach
A Systematic Literature Review (SLR) was carried out in order to identify the different types of studies focused on internationalization from an ecosystemic perspective and the Thematic Analysis based on data collected in the SLR determined their key conceptual constructs.
Main results
An internationalization ecosystem framework was conceptualized, integrating business, entrepreneurial, innovation, and platform ecosystems, extracting pivotal elements to enhance its theoretical and practical dimensions within the realm of International Business studies.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically, on conceiving internationalization ecosystem on its own right, the work contributes to encourage the pursuit of studies on ecosystem integration and replication, which is still lacking in most International Business literature.
Social / management contributions
In terms of practical implications, this study offers a framework that enables organizations to position themselves within the context of their objectives, dynamics, and interactions. This framework serves as a tool for enhancing internationalization strategies across various dimensions.