Objetivo do estudo
Examinar a relação entre habilidade digital e satisfação no uso dos aplicativos de delivery de comida, quando mediada pela qualidade percebida, que é influenciada pela alta demanda e, por conseguinte, pelas reclamações e insatisfação com o uso desses aplicativos.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa confirma que não há satisfação sem qualidade percebida e que, para que se perceba a qualidade, é preciso que se tenha habilidade digital.
Metodologia/abordagem
Utilizando dados coletados de 170 brasileiros entre janeiro e fevereiro de 2023, elaborou-se e testou-se, de maneira empírica, um modelo estrutural baseado na habilidade digital e satisfação dos aplicativos de delivery de comida, quando mediada pela qualidade.
Principais resultados
Os resultados evidenciaram que os respondentes só ficam satisfeitos com os aplicativos de delivery de comida se perceberem a qualidade dos mesmos e que, para que isso aconteça, é necessário que o usuário possua habilidade digital.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados proveem suporte para o modelo proposto, no qual a qualidade percebida é mediadora entre habilidade digital e satisfação. Confirma a relação habilidade digital e qualidade percebida, como também confirma a relação entre qualidade percebida e satisfação.
Contribuições sociais/para a gestão
Indica que investir socialmente na redução da exclusão digital colabora com a economia, uma vez que mais pessoas passarão a utilizar os aplicativos de delivery de comida, além do que, não permanecerão às margens do uso de novas tecnologias.