Objetivo do estudo
Construir um planejamento estratégico contemplando a inovação, após análise estratégica em três momentos explorados na disciplina de Estratégia: análise da ideologia, análise do ambiente macroambiental e setorial, bem como do ambiente interno do negócio voltado para uma construtora nacional
Relevância/originalidade
Demonstrou-se que certificações de Anti-Suborno, Anti-Corrupção e compliance apoiados pela governança geram impactos significativos para se atuar no segmento, sobretudo de obras públicas (clientes com demandas específicas de compliance); demonstrou a dificuldade de empresas estrangeiras entrarem na América Latina
Metodologia/abordagem
Além da literatura de Estratégia, o trabalho explorou entrevistas semiestruturadas com decisores da empresa, análise de conteúdo disponível em mídias, bem como a análise documental. Posteriormente, procedeu-se a análise e estruturação de um planejamento estratégico
Principais resultados
Os esforços empreendidos permitiram ressaltar: a “importância da transparência no mercado de construção civil”, as “barreiras de entrada no setor de obras civis na América Latina” e a “ênfase no produto de obras viárias” para a construtora, descortinando caminhos de oportunidade
Contribuições teóricas/metodológicas
Estratégia Empresarial (Ansoff, 1990), (Ireland et al, 2015), forças competitivas (Porter,2004), Magretta (2012), Matriz BCG e Visão Baseada em Recursos e Cadeia de Valor (Barney e Hesterly, 2011) Para a etapa do plano, OKR (Lamorte;Niven, 2016) e BSC (Kaplan e Norton, 1997)
Contribuições sociais/para a gestão
Mereceu destaque o portfólio, ênfase em "obras viárias" como desenvolvimento; modalidade de serviços foi evidenciada após a aplicação da ferramenta Matriz de crescimento e participação de mercado que contribuiu para a geração de insights na fase de análise, planejamento e investimento