Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO PARA EXPANSÃO PARA A AMÉRICA LATINA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA
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Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Frederico Vidigal
Fundação Dom Cabral - FDC - IBMEC

Reumo

Objetivo do estudo
Construir um planejamento estratégico contemplando a inovação, após análise estratégica em três momentos explorados na disciplina de Estratégia: análise da ideologia, análise do ambiente macroambiental e setorial, bem como do ambiente interno do negócio voltado para uma construtora nacional
Relevância/originalidade
Demonstrou-se que certificações de Anti-Suborno, Anti-Corrupção e compliance apoiados pela governança geram impactos significativos para se atuar no segmento, sobretudo de obras públicas (clientes com demandas específicas de compliance); demonstrou a dificuldade de empresas estrangeiras entrarem na América Latina
Metodologia/abordagem
Além da literatura de Estratégia, o trabalho explorou entrevistas semiestruturadas com decisores da empresa, análise de conteúdo disponível em mídias, bem como a análise documental. Posteriormente, procedeu-se a análise e estruturação de um planejamento estratégico
Principais resultados
Os esforços empreendidos permitiram ressaltar: a “importância da transparência no mercado de construção civil”, as “barreiras de entrada no setor de obras civis na América Latina” e a “ênfase no produto de obras viárias” para a construtora, descortinando caminhos de oportunidade
Contribuições teóricas/metodológicas
Estratégia Empresarial (Ansoff, 1990), (Ireland et al, 2015), forças competitivas (Porter,2004), Magretta (2012), Matriz BCG e Visão Baseada em Recursos e Cadeia de Valor (Barney e Hesterly, 2011) Para a etapa do plano, OKR (Lamorte;Niven, 2016) e BSC (Kaplan e Norton, 1997)
Contribuições sociais/para a gestão
Mereceu destaque o portfólio, ênfase em "obras viárias" como desenvolvimento; modalidade de serviços foi evidenciada após a aplicação da ferramenta Matriz de crescimento e participação de mercado que contribuiu para a geração de insights na fase de análise, planejamento e investimento

Abstract

Study goals
Build a strategic plan contemplating innovation, after strategic analysis in three moments explored in the Strategy discipline: analysis of ideology, analysis of the macro-environmental and sectoral environment, as well as the internal environment of the business aimed at a national construction company
Relevance / originality
It was demonstrated that Anti-Bribery, Anti-Corruption and compliance certifications supported by governance generate significant impacts to operate in the segment, especially public works (clients with specific compliance demands); demonstrated the difficulty for foreign companies to enter Latin America
Methodology / approach
In addition to the Strategy literature, the work explored semi-structured interviews with company decision makers, content analysis available in media, as well as document analysis. Subsequently, the analysis and structuring of a strategic plan were carried out
Main results
The efforts undertaken made it possible to emphasize: the “importance of transparency in the civil construction market”, the “entry barriers in the civil works sector in Latin America” and the “emphasis on the product of road works” for the construction company
Theoretical / methodological contributions
Business Strategy (Ansoff, 1990), (Ireland et al, 2015), competitive forces (Porter,2004), Magretta (2012), BCG Matrix and Resource-Based View and Value Chain (Barney and Hesterly, 2011) For the step of the plan, OKR (Lamorte;Niven, 2016) and BSC (Kaplan and Norton, 1997)
Social / management contributions
The portfolio stood out, with emphasis on "road works" as development; modality of services was evidenced after the application of the Matrix of growth and market share tool that contributed to the generation of insights in the analysis, planning and investment phase