Resumo

Título do Artigo

O USO DE ILUSTRAÇÃO GRÁFICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho
3 - Luís Fábio Cavalcanti da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever como o uso de metáfora visual influencia a implementação da estratégia empresarial
Relevância/originalidade
O artigo cobre lacuna existente na literatura em relação a práticas para implementar a estratégia e colabora para aumentar a possibilidade de êxito quando da implementação da estratégia.
Metodologia/abordagem
Adotou-se a Pesquisa ação, tendo em vista a participação e influência do autor durante o processo de geração da metáfora visual e da implementação.
Principais resultados
Elevado grau de alinhamento entre os colaboradores em relação à estratégia a ser implementada.
Contribuições teóricas/metodológicas
O fenômeno observado abre espaço para futura aplicação de DSR que pode propor e testar um artefato consistente em termos de resultados na Implementação da Estratégia
Contribuições sociais/para a gestão
O fenômeno observado mostrou como a interação entre gestor e equipes no processo de comunicação da estratégia beneficia a organização em termos de alinhamento entre áreas e pessoas bem como facilita o processo de negociação que ocorre durante a implementação.

Abstract

Study goals
To describe how the use of visual metaphor influences the implementation of business strategy
Relevance / originality
The article covers the existing gap in the literature regarding practices to implement the strategy and collaborates to increase the possibility of success when implementing the strategy.
Methodology / approach
Action Research was adopted, considering the author's participation and influence during the process of generating the visual metaphor and its implementation.
Main results
High degree of alignment among employees in relation to the strategy to be implemented.
Theoretical / methodological contributions
The observed phenomenon opens space for future application of DSR that can propose and test a consistent artifact in terms of results in the Implementation of the Strategy
Social / management contributions
The observed phenomenon showed how the interaction between managers and teams in the strategy communication process benefits the organization in terms of alignment between areas and people, as well as facilitating the negotiation process that occurs during implementation.