Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE ADOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NO VAREJO SUPERMERCADISTA
Abrir Arquivo

Tema

As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações.

Autores

Nome
1 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em administração
2 - Émerson de Oliveira
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo da pesquisa foi o de identificar em que nível as tecnologias da indústria 4.0 têm sido adotadas no varejo supermercadista.
Relevância/originalidade
O avanço tecnológico suscita mudanças significativas no comportamento dos consumidores e força a revisão de processos organizacionais inclusive no comércio varejista de supermercados, com a gradativa introdução das tecnologias da indústria 4.0.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura na base de dados SCOPUS, usando palavras chave “data mining”, "internet of things”, "Cyber physical systems", "Cloud systems", "Machine to machine communication", "Smart factories", "Augmented reality", "Enterprise resource planning", "business intelligence", e "Virtual manufacturing".
Principais resultados
Foram encontradas 65 publicações científicas que relacionam diretamente as tecnologias da Indústria 4.0 ao varejo supermercadista, sendo identificadas 5 tipos de tecnologias aplicadas: Mineração de Dados (34); Internet das Coisas (15); Indústria 4.0 (6); Realidade Aumentada (5); Computação em Nuvem (1).
Contribuições teóricas/metodológicas
Em face da escassez de estudos sobre o tema, o estudo contribui ao identificar as tecnologias da indústria 4.0 mais utilizadas no comércio varejista supermercadista.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa oferece contribuições para a gestão de estabelecimentos supermercadistas, ao indicar processos operacionais mais apropriados para a adoção das tecnologias da indústria 4.0.

Abstract

Study goals
The objective of the research was to identify the level at which industry 4.0 technologies have been adopted in supermarket retail.
Relevance / originality
Technological advances bring about significant changes in consumer behavior and force a review of organizational processes, including in supermarket retailing, with the gradual introduction of industry 4.0 technologies.
Methodology / approach
Systematic literature review in the SCOPUS database, using keywords "data mining", "internet of things", "Cyber physical systems", "Cloud systems", "Machine to machine communication", "Smart factories", "Augmented reality ", "Enterprise resource planning", "business intelligence", and "Virtual manufacturing".
Main results
65 scientific publications were found that directly relate Industry 4.0 technologies to supermarket retail, identifying 5 types of applied technologies: Data Mining (34); Internet of Things (15); Industry 4.0 (6); Augmented Reality (5); Cloud Computing (1).
Theoretical / methodological contributions
In view of the scarcity of studies on the subject, the study contributes by identifying the Industry 4.0 technologies most used in supermarket retail trade.
Social / management contributions
The research offers contributions to the management of supermarket establishments, by indicating the most appropriate operational processes for the adoption of industry 4.0 technologies.