Resumo

Título do Artigo

BENEFÍCIOS DA ABORDAGEM ÁGIL PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABPj)
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Tema

Métodos de Pesquisa e Ensino em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
2 - ROSANEIDE MARIA GARCIA DA SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Bruno Campelo Medeiros
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN - Campus Zona Norte

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar os benefícios da adoção da abordagem ágil para a aprendizagem baseada em projetos, a partir da perspectiva dos alunos de turmas de mestrados profissional e acadêmico de uma Instituição do Ensino Superior.
Relevância/originalidade
Apesar do conceito de “projeto” permear as duas abordagens, não se identificou na literatura nacional estudos significativos e suficientes que contemplem como os valores intrínsecos à abordagem ágil poderiam contribuir com a ABPj.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a pesquisa-ação através do planejamento, execução e avaliação das práticas ágeis realizadas em duas disciplinas de dois programas de pós-graduação (um profissional e outro acadêmico) em uma Instituição de Ensino Superior.
Principais resultados
Características da ABPj em que os alunos exercitam sua autonomia, trabalham cooperativamente, recebem feedbacks e constroem um artefato final se alinham aos princípios ágeis de interações entre as pessoas, orientação às mudanças, colaboração com “clientes” e entrega contínua de produtos funcionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa contribui no sentido de expandir a perspectiva das práticas adotadas no contexto da ABPj para considerar uma abordagem própria da área de gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados sugerem que a combinação entre estas duas abordagens pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem mais efetiva, inclusive em gestão de projetos.

Abstract

Study goals
Identify the benefits of adopting an agile approach to project-based learning, from the perspective of students in professional and academic master's classes at a Higher Education Institution.
Relevance / originality
Despite the concept of “project” permeating both approaches, significant and sufficient studies were not identified in the national literature that contemplate how the intrinsic values of the agile approach could contribute to the ABPj.
Methodology / approach
Action-research was adopted through the planning, execution and evaluation of agile practices carried out in two disciplines of two graduate programs (one professional and one academic) in a Higher Education Institution.
Main results
Characteristics of ABPj in which students exercise their autonomy, work cooperatively, receive feedback and build a final artifact are aligned with the agile principles of interactions between people, orientation to changes, collaboration with “customers” and continuous delivery of functional products.
Theoretical / methodological contributions
The research contributes towards expanding the perspective of the practices adopted in the context of the ABPj to consider an approach specific to the area of project management.
Social / management contributions
The results suggest that the combination of these two approaches can be a promising strategy to improve the quality of teaching and promote more effective learning, including in project management.