Objetivo do estudo
Identificar os benefícios da adoção da abordagem ágil para a aprendizagem baseada em projetos, a partir da perspectiva dos alunos de turmas de mestrados profissional e acadêmico de uma Instituição do Ensino Superior.
Relevância/originalidade
Apesar do conceito de “projeto” permear as duas abordagens, não se identificou na literatura nacional estudos significativos e suficientes que contemplem como os valores intrínsecos à abordagem ágil poderiam contribuir com a ABPj.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a pesquisa-ação através do planejamento, execução e avaliação das práticas ágeis realizadas em duas disciplinas de dois programas de pós-graduação (um profissional e outro acadêmico) em uma Instituição de Ensino Superior.
Principais resultados
Características da ABPj em que os alunos exercitam sua autonomia, trabalham cooperativamente, recebem feedbacks e constroem um artefato final se alinham aos princípios ágeis de interações entre as pessoas, orientação às mudanças, colaboração com “clientes” e entrega contínua de produtos funcionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa contribui no sentido de expandir a perspectiva das práticas adotadas no contexto da ABPj para considerar uma abordagem própria da área de gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados sugerem que a combinação entre estas duas abordagens pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem mais efetiva, inclusive em gestão de projetos.