Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE BENEFÍCIOS AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO
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Tema

Estratégia, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Frederico Vidigal
Fundação Dom Cabral - FDC - IBMEC

Reumo

Objetivo do estudo
“Analisar a experiência e funcionamento de uma organização de grande porte que atua com benefícios-alimentação, serviços pré-pagos e convênios empresariais no que diz respeito à sua infraestrutura estratégica de Inteligência Competitiva e sua eventual adequação aos construtos de Transformação Digital"
Relevância/originalidade
É restrito o conhecimento de metodologias empíricas, ou estratégias de monitoramento de eventos setoriais, levando-se em conta a sua efetiva aplicabilidade Inteligência Competitiva e a Transformação Digital, considerando as mudanças importantes advindas do período pós-pandemia da COVID-19 no setor de benefícios.
Metodologia/abordagem
Classificou-se o estudo como qualitativo e descritivo e para investigar o “funcionamento da Inteligência Competitiva e Transformação Digital na organização pesquisada”, foram levantadas categorias e subcategorias com base na atividade na organização; exploradas entrevistas semiestruturadas com gestores seguindo o pressuposto de Flick.
Principais resultados
O uso de dados foi potencializado por meio da aquisição de novas plataformas de escuta social; o que vem permitindo entender as ofertas e posicionamento da concorrência e estruturar inovações; a proposta de valor tem sido adaptada e incrementada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuições do Inteligência Competitiva e Transformação Digital abarcando: Choo (1998), Calvosa (2022), Marin & Poulter (2004); Prescott & Miller (2002); Gilad (2003); Miller (2002); BERGERON & HILLER (2002);, Barbosa (2002);Davenport & Prusak (1999), Rogers (2017); Nascimento (2019), Roedel (2002) e Vidigal (2016);
Contribuições sociais/para a gestão
O ambiente atual dos negócios exige um método mais sólido e formal de coletar informações e as organizações necessitam criar inteligência a partir da sua utilização eficaz adequada à era digital. O processo de inteligência pode gerar recomendações fundamentadas para a decisão.

Abstract

Study goals
“Analyze the experience and operation of a large organization that operates with food benefits, prepaid services and business agreements with regard to its strategic infrastructure of Competitive Intelligence and its eventual adaptation to the constructs of Digital Transformation"
Relevance / originality
Knowledge of empirical methodologies, or strategies for monitoring sectoral events, is restricted, taking into account their effective applicability Competitive Intelligence and Digital Transformation, considering the important changes arising from the post-COVID-19 pandemic period in the benefits sector.
Methodology / approach
The study was classified as qualitative and descriptive and to investigate the “functioning of Competitive Intelligence and Digital Transformation in the researched organization”, categories and subcategories were raised based on the activity in the organization; semi-structured interviews with managers were explored following
Main results
The use of data was enhanced through the acquisition of new social listening platforms; what has allowed us to understand the offers and positioning of the competition and to structure innovations; the value proposition has been adapted and enhanced.
Theoretical / methodological contributions
Contributions of Competitive Intelligence and Digital Transformation covering: Choo (1998), Calvosa (2022), Marin & Poulter (2004); Prescott & Miller (2002); Gilad (2003); Miller (2002); BERGERON & HILLER (2002);, Barbosa (2002); Davenport & Prusak (1999), Rogers (2017); Nascimento (2019), Roedel (2002) and Vidigal
Social / management contributions
Today's business environment demands a more solid and formal method of collecting information and organizations need to create intelligence from its effective use suited to the digital age. The intelligence process can generate reasoned recommendations for the decision.