Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO TELETRABALHO A PARTIR DA PANDEMIA: UM NOVO PARADIGMA LABORAL NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - FRANCISCO LUIZ PINHEIRO JÚNIOR
ufcg - universidade federal de campina grande(PROFIAP)

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar o teletrabalho como um novo paradigma laboral no serviço público brasileiro a partir da pandemia de COVID-19
Relevância/originalidade
considerando suas peculiaridades e particularidades nesse contexto. Serão explorados os impactos e desafios enfrentados pelos órgãos públicos durante a implementação dessa modalidade de trabalho remoto, bem como as oportunidades e benefícios decorrentes desse novo paradigma laboral.
Metodologia/abordagem
Consistiu enquanto uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter básico, onde para o seu desenvolvimento e fundamentação foi utilizado a pesquisa bibliográfica.
Principais resultados
A introdução do teletrabalho abriu espaço para o entendimento de um paradigma laboral mais flexível, com menos custos operacionais, como também se observou uma ampliação de produtividade dos serviços públicos prestados Esses benefícios impactam diretamente na eficiência dos serviços públicos prestados
Contribuições teóricas/metodológicas
Dado exposto, destaca-se a importância da gestão eficaz, do estabelecimento de metas claras, da comunicação aberta, da colaboração virtual e do apoio aos servidores como elementos fundamentais para a implementação bem-sucedida do teletrabalho no serviço público brasileiro.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir da análise do teletrabalho como um novo paradigma laboral no serviço público brasileiro, é possível perceber o impacto significativo dessa transformação na forma como o trabalho é realizado e na cultura organizacional do setor público.

Abstract

Study goals
To analyze telecommuting as a new labor paradigm in the Brazilian public service since the COVID-19 pandemic
Relevance / originality
considering its peculiarities and particularities in this context. The impacts and challenges faced by public agencies during the implementation of this remote work modality will be explored, as well as the opportunities and benefits arising from this new work paradigm.
Methodology / approach
It consisted as a research of a qualitative nature, of a basic character, where for its development and justification bibliographical research was used.
Main results
The introduction of telecommuting made room for the understanding of a more flexible labor paradigm, with less operating costs, as well as an increase in the productivity of the public services provided These benefits directly impact the efficiency of the public services
Theoretical / methodological contributions
Given the above, the importance of effective management, the establishment of clear goals, open communication, virtual collaboration and support for civil servants are highlighted as fundamental elements for the successful implementation of telework in the Brazilian public service.
Social / management contributions
From the analysis of telecommuting as a new labor paradigm in the Brazilian public service, it is possible to perceive the significant impact of this transformation in the way work is carried out and in the organizational culture of the public sector.