Objetivo do estudo
Analisar o teletrabalho como um novo paradigma laboral no serviço público brasileiro a partir da pandemia de COVID-19
Relevância/originalidade
considerando suas peculiaridades e particularidades nesse contexto. Serão explorados os impactos e desafios enfrentados pelos órgãos públicos durante a implementação dessa modalidade de trabalho remoto, bem como as oportunidades e benefícios decorrentes desse novo paradigma laboral.
Metodologia/abordagem
Consistiu enquanto uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter básico, onde para o seu desenvolvimento e fundamentação foi utilizado a pesquisa bibliográfica.
Principais resultados
A introdução do teletrabalho abriu espaço para o entendimento de um paradigma laboral mais flexível, com menos custos operacionais, como também se observou uma ampliação de produtividade dos serviços públicos prestados Esses benefícios impactam diretamente na eficiência dos serviços públicos prestados
Contribuições teóricas/metodológicas
Dado exposto, destaca-se a importância da gestão eficaz, do estabelecimento de metas claras, da comunicação aberta, da colaboração virtual e do apoio aos servidores como elementos fundamentais para a implementação bem-sucedida do teletrabalho no serviço público brasileiro.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir da análise do teletrabalho como um novo paradigma laboral no serviço público brasileiro, é possível perceber o impacto significativo dessa transformação na forma como o trabalho é realizado e na cultura organizacional do setor público.