Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA IDADE NO EMPREENDEDORISMO SÊNIOR: CONTINUAR TRABALHANDO ALÉM DOS LIMITES CRONOLÓGICOS
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - ELOISA ELENA RAMOS DIAS SHINOHARA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Juliane da Costa Evangelista
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - memorial
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Claudia Maria da Silva Bezerra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar se a idade exerce influência no âmbito do empreendedorismo sênior, analisando fatores que motivam empreendedores acima dos 50 anos a continuar trabalhando e em que medida essa influência afeta suas atividades e perspectivas.
Relevância/originalidade
Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional em muitos países, compreender como a idade afeta o empreendedorismo sênior é fundamental para entender como essa parcela da população pode contribuir econômica e socialmente de maneira significativa.
Metodologia/abordagem
Artigo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas com empreendedores e candidatos a empreender com idade acima dos 50 anos. Os dados foram tratados com o auxilio do software Atlas.ti, com análise de conteúdo.
Principais resultados
Apesar da idade, nenhum dos respondentes percebe a idade como um impedimento, mas, para alguns, ela foi um gatilho para montar seu empreendimento. Quanto a motivação, fatores como necessidade de complementar a aposentadoria, autoconhecimento e sentir-se útil, estão entre todos os relatos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Tradicionalmente, o empreendedorismo foi associado a jovens inovadores e startups. No entanto, essa pesquisa pode mudar esse paradigma, mostrando como indivíduos mais velhos também podem ser empreendedores bem-sucedidos, trazendo novas perspectivas e conhecimentos para o campo do empreendedorismo.
Contribuições sociais/para a gestão
A análise dos fatores motivacionais que motivam indivíduos mais experientes a continuar trabalhando pode ajudar a entender melhor as motivações por trás do empreendedorismo sênior. Essas descobertas podem ser usadas para desenvolver programas de apoio e incentivo aos empreendedores mais velhos.

Abstract

Study goals
To investigate whether age influences senior entrepreneurship, analyzing factors that motivate entrepreneurs over 50 to continue working and to what extent this influence affects their activities and perspectives.
Relevance / originality
With increasing life expectancy and aging populations in many countries, understanding how age affects senior entrepreneurship is critical to understanding how this portion of the population can contribute significantly economically and socially.
Methodology / approach
Qualitative, descriptive, and exploratory article. 32 semi-structured interviews were carried out with entrepreneurs and candidates to undertake over 50 years of age. The data were treated with the help of Atlas.ti software, with content analysis.
Main results
Despite age, none of the respondents perceive age as an impediment, but for some, it was a trigger to set up their business As for motivation, factors such as the need to complement retirement, self-knowledge, and feeling useful are among all the
Theoretical / methodological contributions
Traditionally, entrepreneurship has been associated with young innovators and startups. However, this research can change this paradigm, showing how older individuals can also be successful entrepreneurs, bringing new perspectives and knowledge to the field of entrepreneurship.
Social / management contributions
The analysis of the motivational factors that motivate more experienced individuals to continue working can help to better understand the motivations behind senior entrepreneurship. These findings can be used to develop programs to support and encourage older entrepreneurs.