Objetivo do estudo
Investigar se a idade exerce influência no âmbito do empreendedorismo sênior, analisando fatores que motivam empreendedores acima dos 50 anos a continuar trabalhando e em que medida essa influência afeta suas atividades e perspectivas.
Relevância/originalidade
Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional em muitos países, compreender como a idade afeta o empreendedorismo sênior é fundamental para entender como essa parcela da população pode contribuir econômica e socialmente de maneira significativa.
Metodologia/abordagem
Artigo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas com empreendedores e candidatos a empreender com idade acima dos 50 anos. Os dados foram tratados com o auxilio do software Atlas.ti, com análise de conteúdo.
Principais resultados
Apesar da idade, nenhum dos respondentes percebe a idade como um impedimento, mas, para alguns, ela foi um gatilho para montar seu empreendimento. Quanto a motivação, fatores como necessidade de complementar a aposentadoria, autoconhecimento e sentir-se útil, estão entre todos os relatos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Tradicionalmente, o empreendedorismo foi associado a jovens inovadores e startups. No entanto, essa pesquisa pode mudar esse paradigma, mostrando como indivíduos mais velhos também podem ser empreendedores bem-sucedidos, trazendo novas perspectivas e conhecimentos para o campo do empreendedorismo.
Contribuições sociais/para a gestão
A análise dos fatores motivacionais que motivam indivíduos mais experientes a continuar trabalhando pode ajudar a entender melhor as motivações por trás do empreendedorismo sênior. Essas descobertas podem ser usadas para desenvolver programas de apoio e incentivo aos empreendedores mais velhos.