Resumo

Título do Artigo

MARKETING DIGITAL: O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA E O USO DO INSTAGRAM EM UM NEGÓCIO DE DOCES
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Breno Eustáquio da Silva
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade
2 - Pablo Caldeira Luz
-
3 - Ana Paula Cota Moreira
Rede de Ensino Doctum - João Monlevade

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar como o Instagram influencia no processo decisão de compra de consumidores de um negócio de venda de doces
Relevância/originalidade
Nos dias de hoje vive-se em um mundo totalmente digital, no qual as pessoas estão o tempo todo conectadas e é relevante trazer isso como uma forma de atrair clientes, sendo assim, torna-se fundamental para uma organização abordar boas estratégias de marketing
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem utilizada foi a quali-quantitativa. Um questionário, elaborado no Google Forms, foi compartilhado nos stories da página no Instagram da organização, com o objetivo de levantar dados sobre os clientes.
Principais resultados
O problema “Como o Instagram influencia no processo decisão de compra ” foi resolvido, pois através dos dados obtidos com a pesquisa, pode-se determinar que a mídia social do Instagram influencia no comportamento dos clientes do negócio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Sabendo agora quais decisões são mais importantes na hora da decisão de compra do produto, é possível mapear o comportamento dos seguidores, diminuindo ou até excluindo postagens e interações menos eficientes.
Contribuições sociais/para a gestão
Um plano de ação pôde ser criado, com a finalidade de apresentar melhorias que podem potencializar as vendas e repercussão da Doçuras Mariló.

Abstract

Study goals
Examining how Instagram influences the purchase decision process of consumers in a candy sales business.
Relevance / originality
In today's world, we live in a completely digital environment where people are constantly connected. It's important to consider this as a way to attract customers, making it essential for an organization to implement effective marketing strategies.
Methodology / approach
This is a descriptive research with a quali-quantitative approach. A questionnaire, created using Google Forms, was shared in the Instagram organization's stories. The aim was to gather data about the customers.
Main results
The problem "How does Instagram influence the purchase decision process" has been resolved, as the data obtained from the research indicates that the Instagram social media indeed influences the behavior of the business's customers.
Theoretical / methodological contributions
Now that we know which decisions are most important when it comes to the purchase decision of the product, it is possible to map the behavior of the followers, reducing or even eliminating less effective posts and interactions.
Social / management contributions
A action plan has been devised to introduce enhancements that can amplify sales and the impact of Doçuras Mariló.