Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DA ÁREA DE QUALIDADE DE UMA USINA SIDERÚRGICA LOCALIZADA NA REGIÃO DO MÉDIO PIRACICABA – MG EM RELAÇÃO À LIDERANÇA 4.0
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Tema

Gestão de projetos e a Indústria 4.0 e Sucesso.

Autores

Nome
1 - Breno Eustáquio da Silva
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade
2 - Fabiano Nonato Barcelos
-
3 - Ana Paula Cota Moreira
Rede de Ensino Doctum - João Monlevade

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral da pesquisa é analisar a satisfação dos colaboradores da área de qualidade de uma usina siderúrgica localizada no Médio Piracicaba - MG em relação à liderança 4.0
Relevância/originalidade
A liderança 4.0 surgiu com a quarta revolução industrial, também chamada de Industria 4.0. Ela veio com o intuito de estabelecer uma cultura organizacional cada vez mais sólida na organização, necessidade trazida pela transformação digital.
Metodologia/abordagem
A coleta de dados se deu através de entrevistas com os colaboradores por meio de questionário que analisou a satisfação dos colaboradores do setor de qualidade de uma usina siderúrgica referente à aplicação da liderança 4.0.
Principais resultados
A análise dos dados mostra que os funcionários avaliam a eficácia da liderança 4 0 pelo gestor, vendo-a como vital para aprimorar processos Eles estão satisfeitos com seu uso e a tecnologia na melhoria contínua.
Contribuições teóricas/metodológicas
A liderança 4 0 se resume na combinação da motivação de esforços individuais para realização de processos coletivos. Algumas vantagens da implementação na organização: distribuição de informações com mais liberdade, colaboradores mais motivados, feedbacks mais eficazes e melhor gerenciamento de conflitos.
Contribuições sociais/para a gestão
O termo gestão de liderança não é novo, mas se faz cada vez mais necessário e presente nas organizações. O mercado de trabalho exige cada vez mais líderes preparados e qualificados para atender as necessidades e demandas que esse novo cenário traz.

Abstract

Study goals
The overall objective of the research is to analyze the satisfaction of quality department employees at a steel plant located in Médio Piracicaba, MG, regarding Leadership 4.0.
Relevance / originality
Leadership 4.0 emerged with the Fourth Industrial Revolution, also known as Industry 4.0. It aims to establish an increasingly robust organizational culture within the company, a need brought about by the digital transformation.
Methodology / approach
Data collection was conducted through interviews with employees using a questionnaire that analyzed the satisfaction of quality department employees at a steel plant regarding the implementation of Leadership 4.0.
Main results
The data analysis reveals that employees assess the effectiveness of Leadership 4.0 through their managers, viewing it as crucial for process enhancement. They are content with its usage and technology in the realm of continuous improvement.
Theoretical / methodological contributions
Leadership 4.0 boils down to the amalgamation of motivating individual efforts for the accomplishment of collective processes. Some advantages of its implementation in the organization include: more liberated information distribution, heightened employee motivation, more effective feedback loops, and improved conflict management.
Social / management contributions
The term leadership management is not new, but it is becoming increasingly essential and prevalent in organizations. The job market demands leaders who are well-prepared and qualified to meet the needs and demands brought about by this new scenario.